Com a chegada do final do ano, se aproxima também o pagamento das duas parcelas do 13º salário.
Para muitas pessoas, o recebimento dessa bonificação representa a oportunidade de quitar dívidas. Para outros, pode ser uma ajuda e tanto na realização de um sonho ou na concretização de um investimento.
Para você, qual será a finalidade do 13º salário?
Antes de responder a essa pergunta, tenha calma! O ideal, antes de tomar uma decisão, é fazer uma análise da sua vida financeira e pensar com cautela como fará o uso desse dinheiro extra. Afinal, apesar de ser um valor a mais no seu bolso, é bom lembrar que esse período vem com algumas despesas adicionais, como as festas de fim de ano, as férias e os impostos do início do ano.
Portanto, confira agora 7 dicas para você utilizar o seu 13º salário com inteligência.
1. Revise a sua saúde financeira
Antes de bater o martelo e decidir como vai usar esse dinheiro extra, revise suas contas para entender suas prioridades. Se você estiver gastando mais que o necessário e possuir algumas dívidas pendentes, o ideal é focar no pagamento delas. Assim, você evita que essas pendências virem uma bola de neve, principalmente diante das despesas que virão com o início do ano.
2. Priorize o pagamento de contas em atraso
Sabe aquelas dívidas em atraso que estão apenas acumulando juros? Elas devem estar no topo da sua lista de prioridades. A grande vantagem é que geralmente as empresas aceitam negociações, de modo que você pode quitar suas dívidas e ainda ter um valor sobrando para aproveitar o final do ano com as contas no azul.
3. Planeje as contas do início do ano
Como já falamos aqui, o começo de um novo ano é repleto de despesas adicionais. Então, se você já quitou suas parcelas, reserve uma parte do seu 13º salário para os gastos com IPTU, IPVA e demais impostos. Vale lembrar que, além desses pagamentos, você ainda pode precisar de dinheiro para a matrícula do seu filho ou para o Imposto de Renda.
4. Coloque o dinheiro em uma reserva de emergência
Imprevistos acontecem, e não há nada que você possa fazer para evitá-los. Um problema no carro, uma situação que envolva sua saúde, todos esses contextos são imprevisíveis. No entanto, se você tiver um dinheiro reservado para emergências, vai poder lidar com o problema sem dores de cabeça relacionadas às finanças.
5. Invista esse dinheiro
Se já tem uma reserva emergencial, que tal aplicar o seu dinheiro em um local que gere rendimentos para o futuro? Você não precisa pular de cabeça na bolsa de valores. Existem alguns investimentos de baixo risco que proporcionam uma rentabilidade mais segura, como CDB, LCI ou LCA. Mas, antes de fazer a sua escolha, pesquise e estude a respeito de cada opção, analisando qual é mais compatível com seu perfil e seus objetivos.
6. Antecipe as compras de Natal
Você já se planejou para os gastos com as festas de fim de ano? No contexto econômico do país, é importante que você pesquise preços e antecipe suas compras para não gastar muito. Afinal, serão despesas com presentes de Natal, itens para a ceia, decoração e muito mais. Portanto, uma solução é você usar o seu 13º salário para adquirir alguns itens da sua lista de compras, aliviando o seu bolso nos meses de dezembro e janeiro.
7. Realize alguns desejos pessoais
Nada melhor do que ter um dinheiro sobrando para comprar algo que você deseja muito, não é mesmo? Então é hora de concretizar aquela viagem de fim de ano ou fazer aquela aquisição que você tanto esperava. Afinal, depois de um ano inteiro de trabalho, você merece aproveitar seus momentos de lazer!
Conclusão: sabedoria é a palavra de ordem!
Se você já recebeu a primeira parcela do 13º salário e está estudando a melhor forma de utilizá-la, revise cada uma dessas dicas. O importante aqui é que você deve lembrar de não gastar todo o seu dinheiro sem antes pensar nas despesas que você já tem.
Portanto, tenha disciplina sobre os seus gastos e consumos. Assim, você aproveita a virada do ano com mais tranquilidade e estabilidade financeira.
Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso blog para ficar de olho em todas as nossas atualizações.
E compartilhe com a sua rede de amigos para que eles também possam usar o próprio dinheiro de forma inteligente.