O clima organizacional de um ambiente é o conjunto de opiniões, comportamentos e sentimentos vividos pelos colaboradores de um determinado ambiente de trabalho. Este clima de trabalho retrata a realidade dos processos internos da empresa e reflete diretamente no desempenho da equipe, na produtividade e na imagem da empresa para o público externo.
Como uma organização se faz pelas pessoas que nela trabalham, é importante avaliar constantemente como está a satisfação, os relacionamentos, a gestão de pessoas, os processos hierárquicos e todos os demais aspectos que possam interferir na motivação e em reações emocionais dos envolvidos.
Ao avaliar o clima organizacional, são levantados fatores que contribuem para o melhor desempenho da equipe e manter positiva a energia no ambiente de trabalho.
Abaixo, listamos cinco fatores que melhoram o clima organizacional de sua empresa.
1 – Integração entre todos os setores
Quando há uma união e integração entre as áreas e processos da empresa, os setores trabalham em sinergia e não há conflitos internos em relação ao desempenho de um grupo ser mais avançado do que outro, já que todos estão integrados e trabalham em dependência um do outro para que os objetivos se concretizem. Com o engajamento de todos os colaboradores para melhorar as atividades e o clima da empresa, os resultados são mais positivos tanto para a equipe quanto para a organização.
2 – Comunicação interna integrada
Para que os setores sejam integrados, é fundamental uma comunicação interna eficaz e sem ruídos de informação. Todas as diretrizes, dados e fatos relevantes devem estar claros entre os colaboradores para que as metas sejam alcançadas sem falhas em nenhum setor. Certifique-se de que todos os grupos estão incluídos nos processos comunicacionais e que a mensagem é passada de forma objetiva. Além disso, promova o diálogo entre diferentes áreas, para implementar a troca de conhecimento e a confiança.
3 – Reuniões periódicas de satisfação interna
As reuniões periódicas exercem uma função muito importante na pesquisa de satisfação do público interno. Por mais que os setores sejam integrados e se comuniquem e que os dados demonstrem que os trabalhos estão indo bem, reunir todos os grupos para uma reunião pode ajudar a compreender o que deve ser implementado e corrigido, informação que tende a passar despercebida no dia a dia, com o foco nas tarefas pautadas. Reúna seus colaboradores e escute o que eles têm a dizer, sejam críticas ou sugestões. Quando você escuta todos os lados envolvidos, a resolução dos problemas traz melhorias integrais.
4 – Investimento na saúde da equipe
Facilite o acesso dos seus colaboradores à saúde. O ambiente organizacional pode ser estressante para algumas pessoas, que têm sua saúde abalada por problemas emocionais ou até por exposição a fatores prejudiciais, como excesso de ruídos, trabalhar em local mal iluminado ou em cadeiras e mesas inadequadas para a postura. Ofereça um plano de saúde aos seus colaboradores e encare isso como um investimento – afinal, quanto mais saudável sua equipe for, mais saudável e motivado será o clima organizacional.
5 – Investimento no crescimento profissional
Uma equipe preparada e capacitada traz melhores resultados para o negócio. Busque oferecer treinamentos, cursos, palestras e demais técnicas que desenvolvam a capacidade dos seus colaboradores nas mais diversas áreas de conhecimento que possam alavancar o desenvolvimento profissional. Atualize conhecimentos antes de atualizar equipamentos e facilite o sucesso da sua equipe.
O conjunto destes cinco fatores promove a valorização dos seus colaboradores e consequentemente garante um clima mais leve dentro da organização e o sucesso no alcance das metas.
Coloque em prática estas dicas e veja sua equipe prosperar! E se você propõe alguma outra maneira de melhorar o clima organizacional ou se tem alguma dúvida de como implementá-las na sua empresa, entre em contato com a Contabilidade Pelanda!