Contabilidade

IRPF 2021: erros que você precisa evitar para não cair na malha fina

Com menos de um mês para o prazo final da entrega da declaração do IRPF 2021, quem ainda não fez o envio precisa se apressar.

Nós sabemos que quanto mais curto o tempo fica, mais atividades ficam acumuladas e maiores as chances de cometer erros. Afinal, a pressa é inimiga da perfeição.

Para te auxiliar a separar seus documentos e fazer uma declaração tranquila e segura, preparamos esse artigo especial. Aqui, você vai ver os principais erros cometidos pelos contribuintes na hora de declarar, e vai entender como evitá-los. Siga a leitura para conferir!

1 – Informar dados divergentes das fontes de informação

Os valores de rendimentos de salário, pensão e de qualquer outra fonte de renda precisam ser declarados com precisão. Se tiver um valor ou vírgula diferente do que consta no informe, a Receita Federal já identificará inconsistências e te colocará na malha fina.


Para evitar esse erro, confira várias vezes os valores descritos em cada nota fiscal e informe de rendimento. De preferência, conte com a ajuda de um contador para analisar os dados e realizar o preenchimento da declaração.

2 – Omitir rendimentos próprios ou de dependentes

Vamos supor que você tenha o seu trabalho fixo, mas também possua imóveis alugados. Nesse caso, você precisa entender que essa é uma fonte de rendimento que deve ser declarada.

Isso porque se a Receita perceber que você não informou essa renda, mas o inquilino declarou que pagou, você pode cair na malha fina, ficando sujeito ao pagamento do tributo de uma vez só, acrescido de juros e multa.

Além disso, se você tem dependentes com rendimentos, os valores recebidos por eles também devem ser declarados no Imposto de Renda.

3 – Declarar rendimento na ficha errada

Um dos principais erros cometidos pelos contribuintes, e que você precisa evitar, é declarar os rendimentos em abas erradas.

Por exemplo, o deslize mais comum é informar os rendimentos tributáveis (como salário e aluguel) no campo de rendimentos isentos. E o contrário também acontece, quando você coloca rendimento não tributável (como uma herança) na parte de tributáveis.

Para que você não cometa esse erro, tenha sempre em mente o que é tributável e o que não é. E, caso você já tenha declarado, mas percebeu que preencheu um dado no campo errado, se atente ao prazo para enviar uma declaração retificadora.

4 – Incluir dependentes em mais de uma declaração

Se você possui filhos, precisa entrar em um consenso com o seu parceiro ou parceira para decidir quem irá declará-los como dependentes.

Essa etapa é muito importante, porque se ambas as partes do casal declararem o CPF do dependente no Imposto de Renda, a Receita colocará os dois na malha fina pela repetição do dado.

Uma dica para declarar o dependente é informá-lo na declaração de quem tiver mais imposto a pagar.

5 – Fazer a dedução indevida de gastos com saúde e educação

A dedução de gastos médicos e escolares pode aumentar a restituição do IRPF 2021. Mas, para isso, você sempre deve ser honesto ao declarar despesas com saúde e educação. Isso porque não adianta declarar valores sem comprovar o pagamento através de recibos.

Gastos com saúde, como consultas médicas, procedimentos dentários, sessões de fisioterapia e psicoterapia só podem ser deduzidos se você tiver o recibo. Já as despesas com medicamentos e vacinas não são dedutíveis.

Enquanto isso, os gastos de educação só são considerados dedutíveis se relacionados a matrículas e mensalidades. Materiais escolares, como livros, cursos de idiomas e apostilas, não entram nesse grupo.

Por isso, guarde todas as notas fiscais de pagamentos, e certifique-se de que haja a assinatura, nome e CNPJ da clínica ou instituição responsável pelo atendimento.

6 – Deixar passarem os erros de digitação

Por último mas não menos importante, aqui está a falha mais comum: digitar algum número ou letra errada.

Isso geralmente acontece por falta de atenção do contribuinte que, na pressa por enviar a declaração logo, acaba colocando um zero a mais ou a menos, por exemplo. Esse deslize, inclusive, é o que mais leva o contribuinte a cair na malha fina.

É por isso, novamente, que destacamos a importância de fazer a sua declaração do Imposto de Renda com um profissional!

Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns na declaração do Imposto de Renda, fica mais fácil se preparar!

Separe seus documentos com tranquilidade e evite esses deslizes. E, para um envio com ainda mais segurança, conte com quem entende do assunto!

Declare o IRPF 2021 com a Contabilidade Pelanda e evite dores de cabeça com a Receita Federal. Clique aqui e entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *