Se você vai declarar Imposto de Renda pela primeira vez, é bem provável que várias dúvidas possam surgir na sua mente e você ainda esteja inseguro para não cair nas garras do Leão.
É por isso que você deve prestar atenção às informações sobre os seus rendimentos e às documentações comprobatórias que são solicitadas pela Receita.
Para te ajudar a se preparar para a declaração, cujo prazo final é o dia 30 de junho, nós elencamos 5 dicas indispensáveis para você ficar atento ao declarar o seu IRPF pela primeira vez.
Então siga a leitura e confira agora os detalhes que separamos para você!
1 – Separar toda a documentação
O primeiro passo e o mais importante para que você não cometa erros ao preencher a declaração é separar, antecipadamente, todos os informes de rendimentos recebidos e despesas dedutíveis.
É muito importante que você faça o levantamento completo de tudo o que possui como patrimônio, desde dinheiro até bens materiais, como imóveis e automóveis.
2 – Não deixar para a última hora
É a sua primeira vez declarando o Imposto de Renda e você não quer ter problemas com o Leão, certo?
Então tenha em mente que o tempo de entrega pode fazer a diferença, principalmente pelo fato de que o sistema da Receita Federal tende a ficar sobrecarregado e instável na última semana de envio das declarações.
Além disso, se preparar com antecedência te dá a chance de corrigir eventuais erros e ser restituído nos lotes iniciais, caso tenha direito ao recebimento.
3 – Lembre-se dos prazos e multas
O prazo para envio da declaração se encerra no dia 30 de junho e o contribuinte que não entregar a declaração ou a fizer depois do prazo será penalizado.
Para quem passar da data final, a multa a ser paga tem valor mínimo de R$ 165,74.
Agora, para quem cair na malha fina, as multas podem ser até superiores ao valor do imposto devido.
4 – MEI e trabalhadores sem registro também devem declarar
Sim, mesmo que você seja microempreendedor individual (MEI), caso se encaixe nas situações que obrigam o envio, a declaração é obrigatória.
O mesmo vale para aqueles que não têm registro em carteira, como prestadores de serviços ou trabalhadores autônomos, pode estar obrigados a enviar a declaração.
Fique atento às obrigações estipuladas pela Receita. Para saber se você faz parte do grupo de contribuintes, clique aqui.
5 – Contar com uma empresa de contabilidade
A melhor saída para não cair na malha fina logo na sua primeira declaração é contar com uma empresa de contabilidade especializada no assunto.
A Contabilidade Pelanda tem anos de experiência na área de atuação e possui uma equipe disponível para fazer a sua declaração com segurança e expertise.
Fale conosco! Vamos trabalhar com eficiência para que você fique em paz com o Leão.