Se você está prestes a abrir uma empresa, um dos pontos mais importantes para o registro do empreendimento é a definição da Razão Social e Nome Fantasia. Devido à semelhança entre ambos, é comum que haja uma confusão entre o que é Razão Social e o que é Nome Fantasia.
Porém, entender a diferença entre esses dois temas é muito importante para que você posicione e consolide o seu negócio.
Então, para que você faça o registro correto das informações da sua empresa, acompanhe o artigo. Aqui, você entenderá o que são Razão Social e Nome Fantasia e para que servem essas aplicações.
O que é Razão Social?
Existe uma grande diferença entre Razão Social e Nome Fantasia. Isso porque a Razão Social da sua empresa é o nome de registro dela. Ou seja, é como o nome do seu negócio ficará registrado perante os órgãos do governo, sendo o nome que estará descrito em contratos, notas fiscais e demais documentos legais.
A Razão Social é criada junto com o CNPJ, sendo o “nome” da sua pessoa jurídica. Além disso, outra particularidade é que a Razão Social deve ser exclusiva. Então, a partir do momento que você registra a sua empresa no cartório ou na Junta Comercial, nenhum outro empreendimento pode ser registrado com essa Razão Social já existente.
Vale lembrar que a sua Razão Social não precisa estar relacionada às questões comerciais. Portanto, você não precisa utilizá-la na sua logo, nas redes sociais e em nenhum tipo de publicidade, isso porque, na parte da divulgação, você deve utilizar o Nome Fantasia.
O que é Nome Fantasia?
O Nome Fantasia (também chamado de Nome Comercial, Nome de Fachada ou Nome de Marca) é como a sua empresa será popularmente conhecida. Portanto, é o título que você vai utilizar para divulgação comercial, na logomarca e nas demais peças de publicidade do seu negócio.
Ao contrário da Razão Social, o registro do nome Fantasia não é obrigatório. Todavia, caso você queira, é possível fazer o registro junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o que impede que outras pessoas jurídicas utilizem a sua marca de forma indevida.
Da mesma forma, é muito importante que você pesquise o Nome Fantasia e a Razão Social que você deseja utilizar, para que não aconteça do seu negócio se apropriar de um nome de empresa que já existe.
É importante dizer que não existem regras específicas para o nome fantasia. Portanto, ele é escolhido livremente pelo empreendedor e até pode ser igual à razão social. No entanto, como o principal objetivo é que o público memorize e se lembre do nome, ele normalmente é diferente.
Se você quiser, é possível que o Nome Comercial seja o mesmo que a Razão Social. No entanto, aqui vai uma dica: escolha um título que seja facilmente memorizado pelo seu público alvo, que não possua duplo sentido e que também tenha uma pronúncia fácil.
Abaixo, elencamos mais algumas dicas para você não errar na hora da definição da Razão Social e do Nome Fantasia.
1) Para o Nome Fantasia, seja criativo e escolha um título que transmita o propósito do seu negócio. Por exemplo, Natura está relacionado a natureza. Já o Burger King deixa claro que se trata de venda de hambúrgueres, entre outros tantos nomes que podemos pensar;
2) Para a Razão Social, registre algo que reflita a credibilidade do seu negócio, pois esse nome constará em todos os seus documentos e registros legais;
3) Conte com o apoio de um especialista de marketing para auxiliar na definição desses nomes com criatividade e profissionalismo;
4) Contrate um contador para pesquisar a Razão Social do negócio antes de registrá-la. Isso evita que seu registro seja barrado por já haver um CNPJ com o mesmo nome.
Resumindo:
A principal diferença entre Razão Social e Nome Fantasia está na finalidade de uso de cada um. Enquanto a Razão Social é utilizada em registros formais da sua empresa, o Nome Fantasia é opcional e, caso você utilize, será atribuído em ocasiões mais comerciais.
Em todo caso, conte com a Pelanda Contabilidade para definir a sua Razão Social, garantindo o registro correto do seu negócio. Para entrar em contato com o nosso time, clique aqui. E, para mais informações contábeis, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn