Contabilidade

Recrutamento e seleção: estratégias para otimizar esse processo

O processo de recrutamento e seleção é um dos maiores desafios do setor de RH de uma empresa. Além de demandar tempo, também gera gastos, planejamento e muita análise dos gestores até encontrar o profissional ideal. E, às vezes, infelizmente o candidato acaba não se adaptando à vaga.

Diante desse contexto, surgem diversas dúvidas: como atrair bons profissionais para a vaga? Como identificá-los durante o processo seletivo? E mais: como reter esses talentos na empresa?

Pensando em todas essas perguntas, separamos algumas estratégias que vão te ajudar a simplificar e otimizar essa etapa. Acompanhe nosso artigo e veja 5 maneiras de tornar o processo de recrutamento e seleção mais assertivo.

1 – Seja claro ao anunciar a vaga

Imagine só receber uma tarefa muito importante para fazer, mas não ter a clara descrição do que precisa ser executado. Nesse caso, existem duas saídas: ou você vai executar a tarefa conforme compreendeu, ou vai deixar de fazer por não ter entendido a demanda. 

É isso o que acontece quando você anuncia uma vaga mas não descreve de forma objetiva as exigências e competências que procura.

Por isso, ao redigir a vaga, detalhe exatamente do que se trata o emprego para alcançar com mais precisão o profissional que espera contratar. Entre as informações importantes, não se esqueça de colocar o cargo, a formação específica e as responsabilidades que o candidato terá dentro da empresa. Assim, ele irá julgar se tem o perfil  e as habilidades necessárias para participar do processo seletivo. 

2 – Facilite o processo de candidatura

Atualmente, a grande maioria dos processos de recrutamento e seleção acontecem de maneira online. Se você segue a mesma metodologia, é bem provável que utilize formulários para receber as informações dos candidatos. Portanto, crie formulários rápidos e sem muita burocracia, para não cansar o candidato logo na primeira etapa do recrutamento. 

O melhor a fazer é criar formulários com poucos campos e com opção para o interessado anexar seu currículo ou portfólio. Fuja de processos de candidatura com várias etapas ou páginas, pois além de demandar paciência do candidato, ainda há o risco da plataforma falhar ou a conexão da internet desestabilizar.

3 – Seja objetivo na seleção dos currículos

O que você procura em um bom profissional? E o que ele precisa ter para ser o ideal para a vaga disponível? 

Tenha uma lista bem definida com as principais habilidades que procura, que devem ser as mesmas descritas na vaga anunciada.  Assim, ao analisar os currículos, você vai selecionar aqueles que preenchem os requisitos indicados. Além disso, não estabeleça limitações pela falta de especialização ou de experiência, se isso não foi exigido na divulgação do emprego.

Muitas vezes, você pode perder um bom profissional por uma análise superficial do perfil. Outras vezes, pode escolher um profissional com um currículo extenso, porém que não tem o perfil compatível com os princípios da empresa.

Resumindo: foque nas habilidades que a empresa realmente precisa em seu negócio.

4 – Tenha um roteiro bem definido para as entrevistas

A entrevista é uma das etapas mais importantes do recrutamento e seleção de funcionários. Afinal, é nessa fase que você está em contato com o candidato e coloca à prova todas as informações fornecidas no currículo e/ou formulário.

No entanto, você não deve se ater apenas ao currículo durante a entrevista. Por isso, é muito importante que você tenha um roteiro com as principais perguntas que deseja fazer ao candidato.

Nesse ponto, pense em todas as informações que gostaria de extrair do profissional, mas que não inseriu no formulário. Questione os pontos fortes, os fracos, as capacidades técnicas e comportamentais. Falando nisso, a estratégia seguinte será de grande ajuda para você.

5 – Analise o perfil comportamental do candidato

Você sabia que mais da metade dos colaboradores contratados pelo currículo são demitidos pelo comportamento? É por isso que levar em consideração apenas a formação e experiência não é o suficiente para um processo de recrutamento e seleção eficiente. Ou seja: você precisa conhecer o perfil comportamental e psicológico do candidato. 

Uma ferramenta que ajuda muito a entender o perfil do colaborador é o TESTE DISC. Ele pode ser feito de maneira online, e consiste em uma série de perguntas rápidas de múltipla escolha para análise psicológica do profissional. Com estas respostas, você identifica as habilidades e características do candidato, entendendo, por exemplo, se ele é uma pessoa com um perfil mais comunicativo ou mais analítico.

Se você ainda não conhece o Teste Disc, adote agora mesmo essa ferramenta na sua empresa. Acredite: você terá muito mais assertividade em identificar se o profissional é qualificado ou não para o setor almejado. 

Falando em ferramentas, você sabia que existem muitas outras que podem ajudar o setor de RH da sua empresa?

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Esperamos que as estratégias aqui listadas sejam de grande utilidade para o seu negócio! Que você possa reter talentos e impulsionar os resultados da sua empresa.

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