Um atendimento personalizado é o que conquista o seu cliente e diferencia o seu negócio dos concorrentes. Afinal, em tempos de crise, ter um diferencial e encantar os clientes é fundamental para trabalhar na retenção.
Para fazer com que seu cliente permaneça fiel a você em um mercado tão competitivo, oferecer experiências únicas e exclusivas é o que fará sua empresa se destacar. Ou seja, é preciso investir suas forças em um atendimento personalizado.
A personalização do atendimento é o que agrega valor à empresa e contribui para o seu crescimento! É por isso que diversas empresas já estão utilizando desta tendência para conquistar maiores resultados no contexto atual.
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Mas, agora, você deve estar se perguntando: como eu faço para personalizar o atendimento da minha empresa?
Fique tranquilo! Para te ajudar nessa tarefa, nós apresentamos aqui 5 dicas de ouro que vão turbinar o atendimento personalizado do seu negócio.
1 – Invista em um posicionamento humanizado
Atender de maneira personalizada significa adaptar as suas ações às necessidades e expectativas do cliente.
No cenário atual, seu público está fragilizado e preocupado com a situação global. Ele quer soluções para si mesmo e para o mundo, de modo que as dificuldades e desafios humanos sejam amenizados.
É por isso que, além de personalizado, o seu atendimento deve ser completamente humanizado – mesmo que no ambiente digital.
O seu cliente quer sentir que você trata a ele (e ao mundo) com empatia e sensibilidade. Isso é possível mesmo através de tecnologias digitais e inteligências artificiais.
Portanto, além dos benefícios materiais, invista em benefícios emocionais! Faça isso demonstrando que sua empresa o valoriza, que se preocupa com suas dores e busca resolvê-las. Sempre que puder oferecer mais do que o seu cliente espera, aposte nessa ação.
2 – Ofereça opções de atendimento agendado
Você já deve ter percebido que o receio do consumidor em sair de casa e frequentar locais de uso comum é um comportamento que veio para ficar. É por isso que você deve se preparar para amenizar essa insegurança.
Em vez de limitar ou restringir a entrada de clientes no seu estabelecimento, que tal preparar uma assistência mais exclusiva e adaptada?
Em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas, uma das maiores frustrações do cliente é esperar. Dito isso, o atendimento agendado é a solução para que você personalize ainda mais o seu contato com o público.
Para otimizar a gestão dos agendamentos, utilize aplicativos que organizem a agenda da sua empresa. Além disso, sempre notifique o seu cliente sobre o horário do atendimento e as medidas de higiene e proteção que você está adotando. Com isso, ele se sentirá seguro e confiante em permanecer frequentando o seu espaço.
3 – Trate seu cliente com exclusividade
Como já falamos acima, o seu cliente quer ser tratado com empatia e sensibilidade. Mas você pode oferecer muito mais do que isso! Faça com que ele se sinta único e especial.
A maneira mais certeira de fazer isso é oferecendo certas exclusividades. Imagine que você tem um cliente há mais de 5 anos e que ele consuma sempre um produto ou serviço específico. Implemente um bônus ao pacote – como um brinde, um produto adicional ou uma condição de pagamento exclusiva.
Essa ação vai fazer com que ele se sinta valorizado, com uma oferta que foi pensada sob medida para ele.
Você também pode oferecer produtos exclusivos, disponibilizar vouchers ou lançamentos antecipados e demais estratégias para um segmento específico de clientes.
4 – Demonstre que você se importa
Em meio à crise, é importante que você se preocupe com a saúde da sua empresa. No entanto, também é indispensável que o consumidor sinta que você está preocupado em oferecer o melhor para ele.
Você precisa demonstrar que a qualidade dos seus produtos ou serviços continua a mesma – ou até que aumentou o nível. Uma forma simples de fazer isso é aumentando a agilidade do contato e da prestação dos serviços.
Por isso, atenda ao seu cliente sempre de prontidão e não o deixe esperando. Além disso, garanta a rapidez na entrega das suas soluções, para proporcionar satisfação ao consumidor. Assim, ele vai continuar confiando na capacidade da sua empresa de suprir suas demandas e desejos.
No ambiente online, melhore também o seu tempo de resposta. Afinal, ninguém gosta de aguardar muito tempo, seja para resolver um problema ou para tirar dúvidas antes de fechar uma compra.
5 – Seja proativo
Ver seu cliente vindo em busca do seu negócio é ótimo, mas que tal ousar e mostrar que você está sempre disponível para ele?
Não espere ele sentir a necessidade de entrar em contato com a sua empresa. Em vez disso, esteja sempre em contato com ele. Faça isso por meio de envio, por e-mail ou WhatsApp, de sugestões de produtos ou dicas de ações. Por exemplo, se o seu cliente comprou recentemente um produto de um segmento específico, envie sugestões de mercadorias semelhantes.
Quanto mais você personalizar a comunicação e o atendimento, mais evidente fica a sua proatividade!
Tenha em mente o gosto, os medos e as expectativas do seu cliente. Para isso, utilize sempre de um banco de dados com as principais informações dele. Assim, você pode sempre prever as necessidades do consumidor, oferecer soluções rápidas e fortalecer o relacionamento.
Pronto para oferecer o melhor atendimento ao seu cliente?
Como você pôde perceber, oferecer um atendimento personalizado não é uma tarefa difícil. Além disso, a implementação dessa estratégia pode render grandes frutos para o seu negócio.
Não meça esforços para fazer o seu cliente se sentir especial! Em um momento como o atual, essa tendência faz uma grande diferença para o sucesso da sua empresa.
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Se tiver qualquer dúvida sobre como implementar essas ações, entre em contato com a Contabilidade Pelanda!