Contabilidade

5 atitudes certeiras para retenção de clientes em tempos de crise

A pandemia mundial de Covid-19 trouxe diversos impactos para as empresas, que precisam se adaptar rapidamente ao momento, cortando gastos, renegociando contratos e trabalhando na retenção de clientes.

E quando se trata da retenção de clientes, a estratégia fundamental para momentos desafiadores como o atual é ajudá-los.

Pensando nisso, trouxemos, no blog de hoje, 5 atitudes que vão ajudar a sua empresa a conquistar e reter clientes durante o momento de crise.

Acompanhe!

 

1 – Entenda o que seu cliente precisa

Entender as necessidades do seu cliente e ser empático é o primeiro passo para as próximas ações de retenção.

Em momentos de crise, demonstre que se importa com o seu cliente, esteja sempre por perto e fortaleça sua relação com ele.

Com isso, você irá humanizar o atendimento e oferecer soluções para o problema que ele enfrenta atualmente, seja ele emocional ou financeiro.

Além disso, saiba o que seu cliente espera da sua empresa e estabeleça uma relação de confiança. Atitudes como essa agregam credibilidade e segurança ao seu negócio.

 

2 – Entregue mais do que o esperado

É claro que o seu cliente espera um serviço de qualidade. Mas, em momentos de dificuldade, se torne parceira do consumidor, entregando muito mais do que ele precisa e saciando além das suas vontades.

Mude a forma de vender, diversifique os produtos, a estratégia de venda e aposte na entrega além das expectativas.

Entregue sempre o melhor, de modo que o seu serviço faça a diferença na vida do seu cliente.

 

3 – Esteja sempre próximo do cliente

E mais do que isso: esteja disponível, sempre que possível.

O cenário atual é repleto de reviravoltas e incertezas e, a qualquer momento, seu cliente pode precisar do seu auxílio.

Mostre ao cliente que ele pode contar com você e que vai conseguir te encontrar quando precisar. Disponibilize canais de atendimento que permitam esse contato mais próximo.

Ao estar disponível para o seu cliente, ele confia em você e sabe que você pode contribuir significativamente na solução dos problemas dele. Com isso, a retenção é garantida.

 

4 – Crie canais para a resolução de problemas

Sim, você precisa estar próximo do seu cliente. Mas, para que isso aconteça, você deve criar um canal específico para dar respostas rápidas e resolver os problemas dos consumidores.

Esteja o seu negócio adaptado ao trabalho remoto ou não, o atendimento de qualidade precisa ser imediato e atencioso.

Portanto, ao criar um canal específico para resolução de problemas, você tem um controle maior sobre as prioridades de atendimento e desafoga os demais meios de comunicação.

Se antes uma demanda demorava horas para ser atendida, agora seus processos precisam focar na resolução ágil de problemas do cliente.

 

5 – Respeite as limitações

Em um momento de crise, seu cliente pode estar enfrentando limitações financeiras e, consequentemente, reduzindo alguns consumos.

Para respeitar essa limitação, não foque nas vendas, mas sim no relacionamento. Não cobre pagamentos! Renegocie prazos e respeite as dificuldades do consumidor.

Ao mesmo tempo, além de pensar no cliente, é igualmente preciso pensar no cenário da sua empresa.

Você precisa atender o seu cliente, mas isso não significa aceitar todas as demandas sem respeitar seu tempo – afinal, as chances de falhar na entrega podem ser altas.

Considere as limitações da sua equipe. Ou seja: não pressione o cumprimento de prazos e entenda que também há problemas a serem resolvidos internamente.

E se você quer continuar oferecendo as melhores soluções para conquistar a retenção de clientes, acompanhe o blog da Contabilidade Pelanda! Trazemos dicas e orientações indispensáveis para a gestão da sua empresa.

Caso precise de alguma ajuda ou queira solucionar uma dúvida, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar com eficiência e agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *