A rentabilidade é um dos índices mais importantes para controlar a saúde financeira da sua empresa. É ela que revela se os investimentos que você faz têm potencial de retorno positivo ou se o negócio está indo para o caminho errado.
Na prática, a rentabilidade da sua empresa pode ser calculada pela relação entre o lucro líquido e os investimentos feitos. Esses investimentos são, por exemplo, a expansão do espaço físico, o lançamento de um novo serviço, a contratação de profissionais capacitados, entre outras ações.
Quando a rentabilidade é negativa em comparação às estratégias adotadas pela empresa, você precisa repensar o direcionamento. Por isso, saber o caminho certo para aumentar esse índice é indispensável para o equilíbrio e o sucesso do empreendimento.
Você quer entender como fazer isso?
Então conheça 4 ideias para aumentar a rentabilidade na sua empresa
1 – Acompanhe o fluxo de caixa
Se você deseja aumentar a rentabilidade, o primeiro passo (e contínuo) é o monitoramento detalhado do fluxo de caixa. Essa deve ser sua maior responsabilidade, para ficar atento à movimentação financeira e estudar dados de entradas e saídas do dinheiro em caixa.
Ou seja: através desse acompanhamento, você obtém dados como porcentagem de lucro, número de vendas, o que pode ser reinvestido e o que precisa ser reduzido, para eliminar desperdícios.
2 – Acompanhe o mercado
Isso não quer dizer que você precisa adotar todas as tendências e novidades em alta. Na verdade, essa estratégia está atrelada ao fato de que, se você conhece como o público-alvo está se portando, é possível investir em soluções mais assertivas na dor dele, que aumentem a rentabilidade.
Além disso, estudar a dinâmica do mercado é importante para observar a concorrência, os canais de venda e potenciais fornecedores.
3 – Invista na fidelização de clientes
Entre todos os investimentos que você pode fazer, o mais rentável é a atração e fidelização de clientes. Por isso, você precisa adotar atitudes como:
1. Oferecer produtos e serviços de qualidade;
2. Adotar preços competitivos;
3. Implementar programas de fidelidade, como cartões ou programas de pontos;
4. Entregar soluções exclusivas e inovadoras;
5. Apostar no pós-venda.
O pós-venda é uma forma de manter o cliente ativo e em contato com o seu negócio. Então, além de torná-lo propenso a continuar comprando, ainda há grandes chances dele se fidelizar e recomendar a sua marca para amigos e familiares.
4 – Foque no core business
Qual o core business da sua empresa?
Core business é a atividade econômica básica da sua empresa, o propósito da sua existência. Obviamente, a sua atividade-foco não é a rentabilidade, mas sim a venda de um produto para solucionar a dor do cliente. No entanto, se você amplia a gama de atividades, acaba perdendo o foco no que realmente importa.
Para focar no core business, invista em treinamentos e ações que aumentem o engajamento da equipe com o objetivo central da empresa. Assim, seu trabalho será mais focado nas metas, o que contribui para o aumento da produtividade e, consequentemente, da rentabilidade.
Se você gostou dessas ideias, não deixe de colocá-las em prática!
Evidentemente, essas são apenas algumas das sugestões que podem te ajudar a aumentar a rentabilidade do seu negócio. Portanto, não deixe de buscar soluções para otimizar constantemente a sua gestão.
Se precisar de ajuda, a Contabilidade Pelanda oferece soluções contábeis e consultoria empresarial, para analisar as oportunidades que o seu negócio possui. Entre em contato conosco clicando aqui.
Quer aprofundar seus conhecimentos? Então aproveite seu tempo de leitura e confira também 5 maneiras de aumentar o faturamento da sua empresa.
Com informações de: Tecnoset e Santander Negócios