Contabilidade

Férias sem aperto: 5 dicas para aproveitar o fim de ano sem acumular dívidas

O fim do ano está batendo na porta e tudo o que você deseja é sair e voltar das férias sem aperto, não é mesmo? Afinal, depois de todas as surpresas de 2020, você merece um descanso e um momento de lazer!

No entanto, mesmo os momentos de diversão precisam ser planejados com sabedoria. Assim, essa é a melhor maneira de você relaxar sem se preocupar com dívidas ou problemas no orçamento pessoal.

Você já fez o seu planejamento financeiro para as férias que pretende tirar nesse verão? 

Para que você não tenha dores de cabeça na hora de pagar as suas contas após as férias, nós reunimos informações de ouro no artigo de hoje. Quer ver? Então confira agora 5 dicas para aproveitar o fim de ano sem acumular dívidas.

Defina o seu orçamento

Esse é o ponto principal para não voltar das férias no aperto. Mesmo que você não esteja se planejando com muita antecedência, é importante definir o orçamento ideal para que não saia gastando sem controle.

Antes de pensar em viajar ou ficar em casa, avalie sua situação financeira e estipule um orçamento para esse período. Deste modo, as compras do fim de ano não vão pesar no seu bolso e você manterá sua conta no azul.

Escolha um destino mais econômico

Todos nós sabemos que as passagens aéreas e hospedagens em hotéis costumam ter valores elevados, principalmente na alta temporada. Todavia, com a retomada da economia após a pandemia, muitas empresas estão com pacotes econômicos, buscando atrair turistas. Se você ainda não escolheu o seu destino, essa é a hora perfeita para começar a se planejar.

Mas lembre-se: além de visar a economia, também é importante prezar pela sua saúde. Portanto, nada de destinos que desrespeitem as medidas de prevenção atuais! Combinado?

Guarde uma parcela do dinheiro para o próximo mês

Tendo em vista que o adiantamento das férias, o pagamento do 13º salário e demais bonificações são recebidos em uma única vez, você precisa organizar uma parcela desse dinheiro para evitar gastar durante o recesso.

Para fazer isso, procure encontrar o equilíbrio financeiro, planejando a verba necessária para as contas básicas mensais, como água, luz, aluguel e internet. Deixe esse valor separado em uma conta poupança ou em uma reserva emergencial à parte. Assim, você não corre o risco de entrar em dívidas logo quando as datas de vencimento chegarem.

Tenha disciplina e autocontrole

Por mais tentadoras que sejam as oportunidades de consumo durante as férias de verão, você precisa exercitar o seu autocontrole. Tenha foco nos seus objetivos e não apele para as compras no cartão de crédito.

A possibilidade de empurrar as dívidas para o mês seguinte pode parecer vantajosa, mas só vai fazer você acumular mais problemas. 

Para manter o foco, uma boa dica é sempre se lembrar de que as contas do início do ano, como o IPTU e o IPVA, logo chegam aí.

Antecipe seus pagamentos

Se você já está com tudo planejado, com o orçamento impecável e com trajetos definidos, a opção mais sensata para você pode ser antecipar as suas contas! Afinal, em alguns casos, a negociação de pagamentos à vista pode te proporcionar ótimos descontos.

Além disso, antecipar os pagamentos evita o esquecimento e, consequentemente, a cobrança de juros e multas. Por isso, direcione seus esforços para quitar suas parcelas e contas com antecedência e aproveite suas férias bem longe das dívidas!

APROVEITE COM SABEDORIA!

E aí, gostou das dicas de ouro que trouxemos hoje para que você possa organizar as suas férias sem aperto? Agora que você já está com todas essas informações em mãos, não deixe de colocar o que aprendeu em prática! 

Quer conferir mais dicas de finanças pessoais? Então a nossa recomendação de leitura é o nosso artigo com 5 atitudes para economizar de verdade nas compras de Natal!

Fonte: Blog Acordo Certo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *