Você sabe para que servem os relatórios gerenciais?
Os relatórios gerenciais são documentos que contém resultados gerais, baseados em dados e fatos, que traduzem informações sobre o andamento de um aspecto específico de sua empresa. O relatório pode ser sobre o setor financeiro, comercial ou até sobre o seu público, e serve como um instrumento de tomada de decisões.
De modo geral, o relatório gerencial deve compilar todas as informações que são importantes para o entendimento do ambiente corporativo e que serão base para decisões estratégicas da organização.
Assim, se você quer melhorar o desempenho da sua empresa, deve sempre mensurar os resultados contidos nos relatórios gerenciais das áreas mais importantes do seu negócio.
Quer saber quais relatórios gerenciais são imprescindíveis para a análise do desempenho e boa gestão da sua organização? Confira a seguir:
1 – Relatórios Financeiros
Os relatórios financeiros são os mais importantes para o seu negócio, pois são estes que demonstram como vai a saúde da sua empresa. Os documentos mais importantes para a análise dos relatórios financeiros são o DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa) e o DRE (Demonstração de Resultado de Exercício).
Todas as informações destes relatórios precisam ser claras, reais e objetivas, baseadas em indicadores pertinentes para o negócio, como o retorno por investimento e o comparativo de lucros e despesas. Analisando tais relatórios, você consegue verificar se houve crescimento ou queda de lucratividade da empresa e, assim, cuidar da sua saúde financeira para que consiga projetar investimentos e faturamentos futuros.
2 – Relatórios de Vendas
Por mais que você tenha relatórios de recebimentos e entradas de capital, é necessário aprofundar-se nos relatórios de vendas. Calcule a média mensal de faturamento em vendas, levante as formas de pagamento mais utilizadas, quais metas de vendas foram alcançadas e qual o serviço ou produto mais procurado pelos clientes.
Com estes dados, você consegue monitorar a sua previsão de vendas para os próximos meses, as suas ofertas mais rentáveis, os períodos que podem resultar em maior ou menor saída de produtos e quais estratégias geram mais vendas.
Por isso, é importante que todas as informações sejam analisadas em conjunto, ampliando a sua visão sobre os aspectos de venda do negócio e empregando as melhores estratégias na gestão.
3 – Relatórios de Produtividade
Você tem acompanhado o desempenho da sua equipe em relação à realização das tarefas diárias? Pode parecer algo superficial, mas é de grande importância ter documentos que apresentem a produtividade da sua empresa para evitar uma redução do padrão de qualidade dos processos e serviços.
Por meio das informações apresentadas, é possível verificar se todos os prazos são cumpridos, quais setores se desenvolvem melhor e quais estratégias não trazem bons resultados. Além disso, estes relatórios apontam onde é necessário investir em aperfeiçoamento pessoal.
4 – Relatórios de Satisfação
Tão importante quanto a avaliação do ambiente interno é a do ambiente externo. Empresas com sucesso de vendas buscam a felicidade de seus clientes e, por isso, é fundamental acompanhar os relatórios de satisfação. Estes relatórios encontram-se nos feedbacks dos clientes, pesquisas de satisfação, comentários e avaliações em sites, redes sociais e em canais de atendimento.
A pesquisa aplicada é uma ótima maneira de conseguir relatórios precisos, pois os clientes responderão a itens relacionados ao seu produto ou serviço, ao preço, ao atendimento e a comunicação.
Com isto, você sabe o que leva o seu consumidor a se fidelizar ou o que causa insatisfação a ele e, consequentemente, pode aplicar as devidas medidas para resultar em melhorias na satisfação do público com o seu negócio.
Quer conferir um exemplo de pesquisa aplicada? A Contabilidade Pelanda disponibiliza um modelo gratuito de pesquisa de satisfação. Acesse clicando aqui.
5 – Relatórios Contábeis
Por último, mas não menos importante, estão os relatórios contábeis. Estes documentos são referentes a todos os demonstrativos contábeis e trazem informações sobre a administração financeira do negócio, o giro do estoque, a análise das despesas e, principalmente, o acompanhamento do pagamento dos impostos da empresa.
O Balanço Patrimonial é um dos relatórios contábeis mais importantes e, apesar de trabalhar com valores, estes se diferenciam dos relatórios financeiros por ter o valor fundamental de garantir que a sua empresa esteja dentro da legislação e não tenha problemas fiscais.
De maneira geral, estes cinco relatórios permitem a compreensão sobre como andam os setores e as estratégias que trazem melhores resultados para o seu negócio.
Agora que você conhece a importância dos relatórios gerenciais para a gestão de empresas, não deixe de analisá-los e empregá-los na conquista dos seus objetivos. E se você busca uma empresa parceira para impulsionar os seus resultados com a análise completa da sua organização para traçar estratégias, entre em contato com a Pelanda Contabilidade!
Trabalhamos com diagnóstico e consultoria especializada de acordo com os seus problemas.