Contabilidade

Gerenciamento de equipes: 6 segredos para ter mais resultados nessa gestão

O gerenciamento de equipes de sucesso é o maior desafio de qualquer liderança. Afinal, não se trata apenas de delegar tarefas e de monitorar as atividades, mas sim de alinhar expectativas, criar planejamentos, estabelecer metas e motivar os colaboradores a seguirem de acordo com os objetivos do negócio. 

 

É por isso que, muitas vezes, a gestão de equipes não alcança o resultado esperado pela empresa. Como ela depende de vários fatores, você precisa ter muita responsabilidade e técnicas da organização. 

 

Apesar de não existir uma fórmula mágica para gerenciar equipes, existem alguns segredos que ajudam a ter bons resultados. São esses segredos que nós mostraremos no artigo de hoje. 

 

Segredos para um excelente gerenciamento de equipes 

Não importa se a sua empresa é grande ou pequena, se vende produtos ou serviços, se é nova ou experiente: você precisa aprender a gerenciar a sua equipe! Essa é a chave para ter todos os profissionais alinhados e engajados com as metas, tanto coletivas quanto individuais.

 

Pensando em te ajudar, a ter mais eficiência ao liderar as equipes e tornar essa tarefa mais efetiva, elencamos 6 dicas especiais. Veja todas elas abaixo.

 

1. Reconheça as características individuais

Cada colaborador possui suas habilidades, dificuldades, aptidões e comportamentos. Além disso, cada um tem seu próprio ritmo e sua forma de trabalhar. É por isso que você precisa conhecer todos eles, tanto para colocá-los nos cargos certos quanto para saber como se relacionar com eles.

 

Uma ótima maneira de fazer isso por meio das pesquisas internas. Faça essas pesquisas periodicamente para compreender o que cada funcionário busca, o que eles sentem em relação à empresa, seus desafios, suas facilidades e etc.

 

2. Distribua tarefas com sabedoria

Depois de compreender as habilidades e as dificuldades de cada profissional, fica mais fácil organizar a delegação de tarefas. Se você tem um prazo apertado, por exemplo, pode incumbir o trabalho para um colaborador mais ágil. Se precisa aumentar o time de atendimento, pode escolher um profissional mais comunicativo. E o mais importante: invista no trabalho em conjunto. 

 

Distribuir tarefas para os colaboradores trabalharem em equipe contribui para o engajamento, para a otimização de tempo e, evidentemente, para a eficiência na obtenção de resultados.

3. Tenha uma comunicação transparente

Para que todos trabalhem com sinergia, as atividades precisam ser alinhadas e repassadas da mesma forma em todos os setores. Portanto, você, como líder, deve ter um canal de comunicação aberto onde as informações são transmitidas com clareza para os empregados. 

 

Faça reuniões periódicas e tenha grupos para transmissão de mensagens rápidas. Compartilhe dados de desempenho, relatórios de progresso, novos investimentos, e tudo o que for relevante para as operações. Quando você se comunica com transparência, o time se sente muito mais confiante e integrado. 

 

4. Crie uma rotina de reuniões

Tem quem não goste de reunião, mas a verdade é que, se ela for bem conduzida, contribui grandemente para a produtividade da empresa. Afinal, esses diálogos permitem que você esclareça dúvidas dos funcionários, alinhe tarefas e até mesmo escute sugestões.

 

Sim, é isso mesmo. Não seja você o único interlocutor das conversas. Abra espaço para que todos os trabalhadores possam expressar suas opiniões, ideias e reclamações. Isso é essencial, pois eles precisam se sentir confortáveis e ouvidos, para que trabalhem com confiança e motivação. Além disso, com certeza ouvir o lado deles vai te ajudar a encontrar problemas e oportunidades para otimizar a empresa.  

 

5. Saiba lidar com imprevistos

Infelizmente, imprevistos acontecem. Por mais que toda a equipe esteja trabalhando em conjunto e seguindo o plano com consistência, existem problemas que são inesperados e que podem abalar os processos.

 

Uma crise financeira, uma falha nos equipamentos, uma quebra de contrato… tudo isso pode desestabilizar o seu time. Mas você precisa ser firme para manter a situação sob controle e definir uma nova estratégia com empatia e resiliência, coordenando os profissionais para que se adequem ao novo cenário sem dificuldades.

 

6. Mantenha a positividade

Ninguém merece ter um líder carrasco, autoritário e que vive repreendendo ideias e ações. Mesmo que alguma falha técnica ou erro humano tenha acontecido no meio dos processos, seja aquela pessoa que vê o lado positivo das situações. No lugar de repreender a equipe, tire uma lição de cada erro e oriente os colaboradores de maneira simpática e humana. 

 

O seu time não deve te ver como uma figura superior, mas sim como alguém próximo a quem eles podem recorrer em caso de dúvidas ou em busca de conselhos. Portanto, seja um líder otimista e que leva as tarefas com positividade. 

 

Quer uma última dica? Acompanhe o nosso blog para mais conteúdos relacionados à liderança e à gestão de pessoas!

 

Esperamos que você coloque esses segredos em prática para manter a sua equipe motivada e na direção do sucesso! 

 

Nos siga também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *