Conquistar clientes fiéis e satisfeitos é uma das maiores riquezas que uma empresa pode ter. Mais importante do que definir os valores de uma organização, é transmitir estes valores aos seus clientes e construir um relacionamento saudável, estável e próspero. Mas como construir um relacionamento sólido e que fidelize o meu cliente?
Todo mundo gosta de ser bem atendido, por isso estabelecer um relacionamento próspero é primordial para sua empresa. Pensando nisso, aproveitamos que hoje é o Dia Nacional do Cliente e preparamos um especial com 7 dicas valiosas que vão te ajudar a cativar seu cliente e fazê-lo se apaixonar pelo seu negócio.
Confira as dicas abaixo:
1 – Ofereça um serviço de qualidade
De nada adianta buscar clientes fiéis se você não tiver um bom produto ou serviço a ofertar, uma boa reputação de mercado e um bom atendimento. Por isso, antes de investir no relacionamento com o público, certifique-se de que sua empresa tem um diferencial e uma qualidade satisfatória.
2 – Mire na satisfação do cliente
Conhecendo a qualidade do seu negócio, é preciso também conhecer quem é o seu público. Logo, você precisa saber quais são seus objetivos, paixões, hábitos e princípios para, então, saber como satisfazer suas necessidades e desejos. Conquistar o cliente é algo a ser trabalhado continuamente para garantir um vínculo afetivo com o seu serviço ao ponto de estabelecer uma relação a longo prazo.
3 – Cumpra prazos
Você pode oferecer um serviço bom e manter um vínculo saudável, mas, se prometeu entregar este serviço em um determinado prazo, é essencial cumpri-lo. Por mais que o cliente não se demonstre decepcionado com a demora, ao cumprir os prazos você compromete-se para que não haja qualquer quebra de expectativa. Portanto, evite qualquer imprevisto, se atenha às datas e mantenha firme a felicidade do seu cliente.
4 – Escute o feedback do cliente
Fique de olho no comportamento de compra, no pós-venda e, principalmente, no feedback. O feedback é o melhor indicador de como sua empresa está atuando e como os clientes percebem isso. Dê uma atenção maior ainda aos feedbacks negativos e resolva-os com rapidez e tranquilidade, para assegurar o crescimento da qualidade do seu negócio e a certeza de que seu cliente pode confiar em você para solucionar problemas.
5 – Estabeleça confiança
Confiança é a base de qualquer relacionamento. Quando você cumpre o que promete, escuta o seu cliente e compreende suas vontades, está demonstrando a ele a importância que tem para o seu negócio. Os pequenos detalhes como simpatia, empatia e gentileza também ajudam a tornar o cliente mais afetuoso ao serviço que sua empresa presta e reduz as chances de ele ir até um concorrente.
6 – Invista na exclusividade
Um cliente não se torna fiel se não sentir que há um reconhecimento por parte da empresa. Tratá-los de maneira diferenciada e especial é a chave para mantê-los em constante contato com seu negócio e é a garantia de que você está proporcionando uma boa experiência. Mas não invista apenas no relacionamento pessoal; envie cupons de desconto, ofereça vantagens para os clientes mais assíduos, personalize a comunicação e demonstre o quanto você se importa.
7 – Monitore o comportamento do cliente e do mercado
Estabeleça uma Gestão de Relacionamento com o Cliente (o famoso CRM) com uma equipe focada em monitorar as inovações de mercado e como seu cliente reage a elas para, assim, otimizar as estratégias da sua empresa. Quanto mais você monitora, mais absorve ideias de como agir e o que está trazendo resultados positivos para o negócio.
Implemente estes sete passos básicos em sua empresa, trace estratégias junto a sua equipe e faça com que seu cliente sinta que todos os dias do ano são o dia do cliente!