A produtividade no ambiente de trabalho é um desafio constante para muitos gestores. Para manter uma equipe em um nível alto de produtividade, é preciso liderar e motivar com excelência.
Se você ainda não sabe como fazer isso e está em busca de atitudes práticas e certeiras, veja agora 6 maneiras de aumentar a produtividade na sua empresa.
1 – Estabeleça metas individuais e coletivas
Quando se tem uma meta, o profissional fica muito mais focado e motivado a alcançá-la. Agora, quando não há um cronograma ou roteiro, há grandes chances dos colaboradores se dispersarem.
Por isso, uma das melhores maneiras de engajar a sua equipe e mantê-la produtiva é estabelecer metas individuais e coletivas. As metas individuais são ótimas para você verificar como cada profissional se desempenha sozinho. Já as metas coletivas são essenciais para que não haja uma sobrecarga de tarefas e para que todos trabalhem em conjunto.
2 – Compartilhe informações e feedbacks
Em qualquer modelo de negócios, ter um canal de comunicação contribui para o alinhamento de atividades e acompanhamento da produtividade. É por meio deste canal que você, como gestor, precisa compartilhar informações, dados de progresso, relatórios de desempenho e, principalmente, feedbacks.
Seja transparente com a sua equipe, avalie as atividades já desempenhadas e mostre a importância dos colaboradores em cada projeto. Com essa troca de informações, há mais integração, motivação e força de vontade na realização das tarefas.
3 – Faça reuniões semanais e mensais
Além do canal de comunicação diário, para informações rápidas e feedbacks de atividades, você também deve promover reuniões. Nelas, alinhe metas, esclareça objetivos e converse com todos sobre o que eles precisam para que a execução seja produtiva.
É por meio das reuniões que você tem um tempo a mais para ouvir ideias, sugestões e até mesmo reclamações. Essas últimas devem ser muito bem compreendidas e solucionadas. Assim, os profissionais se sentirão mais respeitados, confiantes e motivados a trabalhar e executar tarefas.
4 – Forneça uma infraestrutura adequada
Por mais dedicada e empenhada que sua equipe seja, ela não poderá alcançar os mais altos níveis de produtividade se não tiver recursos para isso.
Portanto, você precisa verificar se as ferramentas, os materiais, o ambiente e a infraestrutura contribuem para a execução dos afazeres. Uma estrutura adequada deve permitir que todas as ideias sejam colocadas em prática, sem atrasos, sem bloqueios e sem dificuldades.
5 – Elimine gargalos físicos e intelectuais
Uma iluminação fraca, uma cadeira desconfortável ou uma má disposição da estrutura da empresa são alguns dos gargalos físicos que podemos citar. Eles não proporcionam bem-estar aos profissionais, tornando o trabalho cansativo e desagradável. Esse fator, junto às distrações intelectuais (como conversas paralelas, interrupções e acesso constante às redes sociais), certamente afetam a produtividade.
Por isso, invista na ergonomia no ambiente de trabalho e crie um manual de boas práticas, para evitar distrações e gargalos na rotina. Mas, em vez de impor diversos limites e proibições, implemente horários para pausas e descanso, em que os colaboradores possam relaxar e descansar um pouco antes de retomar suas responsabilidades.
6 – Incentive e recompense os colaboradores
Profissionais motivados são mais produtivos! Para motivar e incentivar sua equipe, ofereça planos de capacitação e de carreira, mostrando o quanto você quer que eles cresçam dentro da empresa. Invista na especialização deles com treinamentos e cursos, e deixe bem claro até onde eles podem chegar com esse crescimento profissional.
Exemplos de recompensas que você pode explorar são: aumento de salário, promoção de cargo, bônus no fim do ano ou até mesmo brindes para os funcionários destaques.
Tais atitudes, por mais simples que pareçam, são valiosas para você demonstrar que reconhece o valor dos profissionais e impulsioná-los a serem mais produtivos.
E aí, você conhece outras práticas internas para aumentar a produtividade de uma equipe? Das citadas acima, quais você já aplica dentro da sua empresa?
Se você curtiu essas dicas, não deixe de conferir mais 6 maneiras criativas de otimizar o RH da sua empresa.