A Black Friday, considerada uma das principais datas para o comércio brasileiro, está marcada para a última sexta-feira de novembro. A sua empresa já está preparada para esta data?
Diversos compradores esperam por esse dia para aproveitar as ofertas e comprar as mercadorias que desejam. Portanto, este é o momento que sua empresa deve estar preparada para vender mais!
Para atender à demanda das vendas, é fundamental que seu negócio esteja com ações planejadas, antecipadas e bem estruturadas. Com pequenos detalhes como a organização da infraestrutura e do atendimento, você garante uma ótima experiência de compra aos seus clientes e melhores resultados para a sua empresa.
Quer conferir como estruturar seu planejamento para o Black Friday 2019? Listamos 7 dicas essenciais para você preparar sua empresa para este evento. Acompanhe!
1 – Não tente enganar o consumidor
Ainda é comum que muitas empresas elevem propositalmente os preços de alguns produtos semanas antes da Black Friday para reduzi-los na data com a premissa de que aquilo é um desconto. Golpes como este são ilegais e acabam com a reputação de empresas varejistas que agem de má fé para com o consumidor.
Fuja de atitudes como esta e seja honesto com o seu cliente. Ofereça descontos reais e que sejam atrativos. Esta é uma oportunidade de, além de obter mais vendas, demonstrar que sua empresa é autêntica e agregar uma reputação positiva. Transmita confiança aos consumidores sempre!
2 – Invista na infraestrutura
Se você tem um site de e-commerce, pense no tráfego esperado para esta data para que ele comporte o volume de acessos dos consumidores que irão conferir as ofertas. De nada adianta oferecer bons preços se a experiência do comprador no site não for completamente agradável. Tenha um plano bem estruturado para que o site não saia do ar no tão esperado dia e para que nenhuma falha ocorra.
Agora, se você tem uma loja física, invista em decorações e informações atrativas. Organize a disposição das vitrines para que os melhores preços e produtos estejam bem visíveis e assegure-se de que seus colaboradores estarão prontos para atender um volume maior de clientes. Tal como nas lojas virtuais, o cliente deseja praticidade nas lojas físicas. Foque na satisfação!
3 – Estabeleça seu preço com base em dados
O período da Black Friday tem lojas com ofertas bem disputadas para superar a concorrência e atrair o maior número de consumidores. Aposte em ofertas relevantes e, principalmente, em produtos que atraem a atenção do público. Baseie-se em dados de anos anteriores para ter uma perspectiva de preços e demandas em ferramentas de comparação de preços.
Faça uma análise de dados da sua empresa e dos concorrentes para saber o que seu público espera e quais os preços ofertados ao longo do ano sobre aqueles produtos cobiçados. Entenda o perfil de compra dos seus consumidores e o perfil de venda dos demais lojistas para estabelecer suas ofertas de maneira segura e estratégica.
4 – Não faça do preço o único atrativo
O preço é o principal chamariz na Black Friday para que os consumidores venham até a sua empresa e conheçam seus produtos, mas você não precisa parar as suas ofertas por aí. Muitas empresas vendem seus melhores produtos a baixos custos e deixam os demais itens sem destaque. Expanda sua estratégia de vendas e experimente aplicar outros benefícios!
Se você não tem o menor preço, busque alternativas como benefícios em próximas compras, vendas adicionais, frete grátis, cartão fidelidade, degustação etc. Invista na categoria de produtos mais vendidos, mas certifique-se de que os demais também sejam vantajosos e atrativos ao consumidor.
5 – Antecipe a divulgação das suas ofertas
Se você deseja vender mais, precisa divulgar mais. Informe antecipadamente seus consumidores sobre as ofertas disponíveis na data da maneira mais eficiente possível! Invista em e-mail marketing, anúncios nas redes sociais e no google e a famosa comunicação direta. Isso é essencial, pois se você deixar a comunicação para a última hora, sua mensagem pode se perder em meio as concorrentes.
Crie uma boa expectativa para o público para que eles se programem e estejam por dentro de tudo o que você tem para ofertar.
6 – Foque no atendimento
Com uma grande demanda de vendas, é necessário que sua equipe esteja preparada para atendê-las. Invista na qualificação dos colaboradores, pois o atendimento certamente é um diferencial e pode até fidelizar os clientes que você cativar com a Black Friday.
Certifique-se de que sua equipe está pronta para atender ao público, pois clientes que não recebem um bom atendimento tendem a não voltar para o seu estabelecimento. Prepare seus colaboradores para atenderem a dúvidas, resolverem problemas e focarem na satisfação do cliente.
7 – Organize seu estoque
Por fim, um fator essencial para a sua Black Friday de sucesso é o controle de estoque. Faça um levantamento dos produtos que tem no estoque para ter uma perspectiva do volume que pretende vender. Não crie ofertas em cima de produtos que podem vir a esgotar no meio do dia, principalmente se forem muito procurados.
Por isso, diversifique nas ofertas e esteja em contato com seus fornecedores. Mesmo com todo o planejamento bem estruturado sobre o estoque, tenha um plano emergencial para atender às necessidades e surpresas que venham a surgir. Antecipe-se e planeje-se!
E mãos à obra!
A Black Friday é uma ótima oportunidade para sua empresa lucrar mais. Com estas 7 dicas implementadas, sua empresa terá vantagens sobre a concorrência e vai superar as expectativas do seu consumidor.
Capriche nas ofertas, invista no atendimento e nos produtos que pretende vender e esteja preparado para possíveis imprevistos!
E se você precisar de uma parceria para auxiliar nas estratégias do seu negócio, conte com a Contabilidade Pelanda. Nós estamos prontos para oferecer as melhores soluções a sua empresa.