Contabilidade

Finanças: Como cuidar da saúde financeira da sua empresa em tempos de coronavírus

Você sabe responder por quanto tempo a sua empresa consegue manter a saúde financeira sem enfrentar maiores problemas causados pela crise?

Muitas empresas brasileiras já estão sentindo os impactos da pandemia em suas finanças e, se você não quer fazer parte delas, ainda dá tempo de se planejar.

Para auxiliar o seu negócio na organização das contas e despesas no enfrentamento da crise, o artigo de hoje traz 5 estratégias eficazes para cuidar da saúde financeira da sua empresa em tempos de coronavírus! Confira:

1 – Planeje-se para a redução de gastos

Este é o primeiro movimento que você deve dar no seu novo planejamento financeiro. Agora é a hora de reorganizar seu caixa e reduzir custos.

Como a pandemia afeta diversas pessoas, você precisa se preparar também para a queda das vendas. Se antecipe, simule os impactos da redução das vendas e evite fazer despesas desnecessárias.

Para ter uma ideia do impacto, simule uma queda de 30% a 50% na receita da sua empresa e trabalhe seu orçamento para este cenário.

2 – Atenção ao capital de giro

Se a sua empresa já está segura em relação ao capital de giro, passará com mais tranquilidade por esse momento de baixo faturamento.

Agora, se você já está sentindo os impactos econômicos da crise, é essencial estimular o capital de giro e a captação de recursos para os próximos meses.

Crie estratégias que assegurem o seu negócio a ter capital suficiente para os gastos fixos. Quanto aos gastos variáveis, você pode trabalhar com promoções e descontos que potencializem as vendas nesse momento conturbado.

3 – Esteja bem informado

Estar por dentro das notícias é uma atitude indispensável para acompanhar as medidas econômicas e trabalhistas que o governo implementa para apoiar as empresas.

Busque compreender como cada recurso impacta o seu negócio e se a prorrogação de prazos de impostos pode ser útil para a sua saúde financeira.

Para conferir os principais pagamentos e taxas alterados durante a pandemia, clique aqui.

Fique de olho, também, nas linhas de crédito que o governo libera e que podem ser de grande ajuda para o seu negócio.

4 – Renegocie dívidas com seus parceiros

Seus fornecedores são parceiros fundamentais no funcionamento do seu negócio. Caso o seu orçamento não seja suficiente para pagar os fornecedores nos próximos meses, então você precisa renegociar prazos e parcelas.

Converse com fornecedores e credores com antecedência e procurem, juntos, as melhores ações para que você quite suas contas e o outro lado não saia no prejuízo.

5 – Identifique novas oportunidades de venda

Mesmo em meio às dificuldades, não deixe de enxergar as oportunidades!

Aproveite o momento em que as pessoas estão em casa para investir em vendas por delivery, implemente um e-commerce no seu negócio e aprimore seu site para novos modelos de vendas.

Não deixe de aproveitar também para aumentar os lucros da sua empresa ao detectar novas demandas ou para tirar um projeto antigo do papel.

Para que seu planejamento financeiro seja ainda mais eficiente, clique aqui e faça o download do nosso Plano de Ação Coronavírus, com 8 medidas para você adotar na sua empresa e contornar a crise. 

Gostou das nossas dicas? A dica principal é não se entregar ao desespero! Reinvente seus planos e tome medidas seguras para controlar suas finanças e manter a saúde do seu negócio.

E se precisar de ajuda para se preparar e contornar a crise, entre em contato com a Contabilidade Pelanda. Estamos prontos para buscar os melhores resultados para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *