Contabilidade

Finanças pessoais: 5 dicas para você não passar aperto no início do ano

Dezembro é um mês caracterizado pelo maior fluxo de compras de alimentos e mercadorias em geral. Além disso, os custos com as festas podem gerar um aperto nas finanças pessoais no início do ano.

Para assegurar que seus planos para o início de 2020 permaneçam firmes e sua vida financeira não desande no mês de dezembro, é preciso economizar.

Pensando em te auxiliar com o controle das finanças pessoais no final deste ano, a Contabilidade Pelanda preparou 5 dicas bem simples para te ajudar a começar 2020 no azul! Confere só:

1 – Cuidado com as contas de dezembro

O primeiro ponto antes de pensar em comprar presentes, planejar festas e viajar é quitar suas dívidas. Aproveite o seu 13º salário para pagar suas contas do último mês do ano.

Além disso, faça uma planilha com seus gastos para visualizar aonde seu dinheiro é destinado. Ter em mente o seu orçamento mensal é essencial para evitar novas dívidas.

Lembre-se que janeiro é o mês das contas (IPTU, IPVA e demais impostos) e busque não iniciar o ano com mais dívidas, pagando suas compras à vista.

2 – Poupe o seu 13º salário

Se você já pagou suas contas do mês e ainda tem uma parcela do seu 13º salário em conta, reserve-o para eventualidades.

Utilize parte do 13º em uma reserva de emergência para eventuais necessidades, como problemas de saúde, imprevistos na casa ou no carro e turbulências financeiras.

Agora, se você já tem uma reserva emergencial, também pode aproveitar este dinheiro e realizar uma aplicação financeira. Estude as melhores opções de investimento de acordo com seu objetivo e o seu perfil de investidor.

3 – Economize na viagem de férias

É claro que você quer aproveitar suas férias ao máximo sem pesar nas contas do início do ano. Por isso, planeje sua viagem com antecedência.

Opte por pacotes de viagem com parcelamento sem juros e que já tragam outros benefícios inclusos, como hospedagem e passeios turísticos. Pesquise hotéis com o melhor custo-benefício e compare preços de meios de transporte.

Uma dica é ativar alertas de promoções de viagens em sites de passagens áreas. Outra opção é buscar aplicativos de transporte terrestre, que podem resultar em viagens bem acolhedoras e divertidas.

4 – Inove nas festas de Natal e Ano Novo

Antes de sair comprando mais enfeites e alimentos que o necessário, faça uma lista de convidados para sua festa. Você pode até definir seu cardápio a partir desta lista e pedir aos envolvidos para que tragam alguns pratos da festa que irão celebrar.

Ao organizar seu menu, pesquise mercados que ofereçam os melhores preços e não compre seus ingredientes em cima da hora.

Quanto à decoração, que tal utilizar materiais que você já tem em casa para adaptar seu espaço em algo aconchegante e descontraído? Utilize luzes e enfeites de outros cômodos para aperfeiçoar o seu ambiente.

5 – Planeje sua lista de presentes

As confraternizações e trocas de presentes costumam pesar no bolso de muitos no mês de dezembro. Por isso, pense bem em quantos presentes você irá comprar antes de efetivamente sair para adquiri-los.

Muitas vezes o presente ideal pode ser feito por você mesmo! Além de ser uma opção mais econômica, também demonstra a sua dedicação e afeto ao confeccioná-lo.

E inove na organização do amigo secreto. Opte por soluções como a troca de doces ou chocolates ou então estipule um valor máximo para ser gasto com os presentes.

#Lembre-se: o mais importante nesta época não é a grandiosidade da festa, viagem ou presente, mas sim a união com seus familiares e amigos amados.

Com estas dicas simples, você não começa 2020 no aperto e ainda aproveita o melhor das festas do final do ano sem esquentar a cabeça com as despesas e finanças pessoais.

Coloque-as já em prática e fique tranquilo para o ano que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *