O início do ano traz consigo a oportunidade de renovar ações, repensar atitudes e recomeçar tudo de uma maneira diferente. Para muitos, é a chance de revisar metas e comportamentos.
Se a sua meta é investir em uma educação financeira em 2021, então o artigo de hoje é para você. Aproveite o primeiro mês do ano para entender quais atitudes tomar para organizar suas contas e manter as finanças equilibradas. Veja agora 6 dicas importantes para manter suas finanças pessoais organizadas logo no início do ano!
Analise os gastos do ano anterior
Se você quer organizar as finanças pessoais neste ano, significa que no ano anterior, você percebeu erros e falhas na sua gestão financeira. Correto? Então para que você tenha controle em 2021, é muito importante não cometer os erros do ano passado.
Por isso, analise os principais gastos do ano passado. Verifique quanto você gastou com despesas essenciais e quanto foi em despesas superficiais. Quantas compras você fez e se arrependeu? Quanto de dinheiro conseguiu poupar? Anote todos os valores em uma planilha, para ter uma visão ampla dos seus hábitos de consumo. A partir disso, você poderá entender quais foram seus comportamentos compulsivos e poderá evitar este novo ano.
Priorize as dívidas e contas fixas
O primeiro mês do ano é marcado pelas contas de IPTU, IPVA, renovação de contratos, matrículas escolares, entre outras. Além disso, é bem provável que você ainda esteja com algumas dívidas e parcelas relacionadas ao ano anterior. Ou seja: esse é o momento de priorizar essas contas e pagamentos mais urgentes, para não ficar no vermelho.
Pague as pendências à vista e, as novas contas, tente parcelar em poucas vezes. Essa é a melhor maneira de reduzir o risco de acumular juros.
Negocie dívidas e descontos
Ainda falando sobre as dívidas e parcelas, há uma dica muito importante que você deve considerar: a negociação de descontos.
Nenhuma empresa quer clientes inadimplentes. Portanto, você pode entrar em contato com aquelas que possui dívidas mais altas e tentar solicitar descontos para o pagamento à vista. A grande vantagem é que você consegue economizar mais, guardando dinheiro para situações emergenciais e gastos inesperados.
Prepare-se para o inesperado
Sim, gastos inesperados são inevitáveis. É exatamente por isso que você precisa se preparar para lidar com essas situações.
O ideal é que você tenha uma reserva financeira pessoal, para que lide com tranquilidade em situações de desafio, como a perda do emprego, problemas de saúde ou consertos no veículo. Desta maneira, você não se afundará em dívidas e nem precisará recorrer a empréstimos.
A dica, aqui, é ter foco! Separe pelo menos 10% do seu rendimento mensal para destinar a essa reserva emergencial, e não utilize esse dinheiro para nenhuma situação supérflua.
Policie o uso do cartão de crédito
O cartão de crédito é de grande ajuda na hora de realizar compras. Porém, é importante que você não use deliberadamente o seu cartão, para não ter parcelas imensas a pagar. Além disso, o atraso no pagamento da fatura pode resultar em surpresas desagradáveis.
Uma boa maneira de manter o controle das compras no cartão é ter uma planilha ou aplicativo que demonstre os gastos diários. Para que isso aconteça, você pode estipular metas de gastos, para não ultrapassar o teto do orçamento estabelecido.
Planeje o seu orçamento anual
Finalmente, chegamos à estratégia mais importante de todas! Afinal, você deve aproveitar o início do ano para montar um planejamento anual dos seus gastos.
Neste planejamento, você deve colocar suas estimativas de ganhos e gastos (pessoais e familiares), incluindo as despesas fixas e variáveis (como viagens, compras de roupas, etc). Além disso, coloque o valor que será destinado para a reserva emergencial e o valor que deseja poupar para outros objetivos.
Com essa estratégia, você pode manter as finanças pessoais organizadas o ano inteiro.
Para que essa organização fique completamente sem falhas, invista em uma educação financeira. Existem diversos cursos gratuitos, podcasts e até mesmo vídeos que podem te introduzir aos primeiros passos.
Inclusive, nós temos um artigo que pode te ajudar a alcançar todas as suas promessas financeiras para este ano. Clique aqui para conferir.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com um amigo que você não quer ver se afundando em dívidas!
Fontes: Organizze e Andre Bona