Como você imagina o seu negócio daqui a 10 anos? Já tem objetivos definidos para a sua ascensão profissional? Se você deseja alcançar o sucesso no seu empreendimento, precisa definir metas inteligentes – e isso pode ser feito com a aplicação das metas SMART.
Essa metodologia é muito poderosa e ajuda empresas e pessoas a tornarem suas metas mais objetivas e alcançáveis. O método vai além de pensar apenas “aonde eu quero chegar?” e trabalhar em ações distintas para atingir esse objetivo.
As metas SMART funcionam como um modelo de checagem, de modo que você pode avaliar se o que você estabeleceu realmente contribui para a conquista do resultado.
Do inglês, “smart” significa “inteligente”. No método SMART, cada letra possui um significado:
S – specific ou específica
M – measurable ou mensurável
A – achievable ou atingível
R – relevant ou relevante
T – time based ou temporal
Aplique a ferramenta, siga seus critérios e tenha mais assertividade ao criar metas inteligentes para o seu negócio.
Como aplicar as metas SMART na minha empresa?
Para que você desenvolva as metas da sua empresa com base nessa metodologia, vamos explicar mais a fundo o que cada critério significa.
S – Specific ou específica
Uma meta específica é aquela que não abre margem para múltiplas interpretações. Aumentar vendas, a produtividade ou a cartela de clientes são bons objetivos, mas não especificam a dimensão ou tempo.
Um exemplo de meta mais específica seria: em até 5 meses, aumentar em 10% as vendas da empresa. Essa clareza ajuda você e o seu time na criação de um plano de ações que seja eficiente e realizável.
Existem 5 perguntas que podem te ajudar a definir uma meta específica. São elas:
1. O que eu quero alcançar com essa meta?
2. Por que ela é importante para a empresa?
3. Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
4. Onde as ações para alcançá-la serão realizadas?
5. De que forma ela será conquistada?
Tudo isso ajuda você a visualizar o que precisa ser feito para alcançar o seu objetivo. Mas, para que você entenda essa aplicação de maneira prática, aqui vai um exemplo com base na meta: aumentar 10% das vendas em até 5 meses.
O que eu quero alcançar com essa meta? Aumentar as vendas em 10%.
Por que ela é importante? Para aumentar a rentabilidade do empreendimento.
Quem será responsável por ela? O time de marketing e de vendas.
Onde você realizará as ações para alcançá-la? Em promoções online e ofertas na loja física.
De que forma você a alcançará? Com a criação de ofertas em produtos que sejam altamente procurados pelo público.
M – Measurable ou mensurável
A meta mensurável é aquela que você consegue acompanhar seu progresso através de um indicador. Isso é muito importante, caso contrário, você nunca saberá se está caminhando para atingir o seu objetivo.
Desse modo, se você quer aumentar as vendas da sua empresa em 10%, é preciso utilizar ferramentas que indiquem esse crescimento. Por isso, a análise do fluxo de caixa, do relatório de vendas e de outros indicadores é muito importante.
As perguntas que te ajudam a criar uma meta mensurável são:
Qual é o resultado esperado? Ou seja, o aumento de 10% nas vendas feitas pela empresa.
Qual o tempo necessário para alcançar a meta? No máximo 5 meses.
Como esse resultado pode ser mensurado? Pelo registro das vendas feitas nesse período.
A – Achievable ou atingível
Essa é possivelmente a etapa mais importante na hora de estabelecer uma meta. Muitas vezes, os empreendedores determinam metas impossíveis de serem alcançadas, e isso acontece porque eles não conhecem a realidade da própria empresa.
Por isso, você precisa seguir a terceira etapa da criação de metas SMART com muita atenção. Ou seja: você deve conhecer os desafios e possibilidades do seu time para que a jornada para conquistar uma meta seja sempre alcançável.
Duplicar o volume de vendas em 5 meses pode não ser possível devido ao estoque que você possui. No entanto, o aumento em 10% seria facilmente atingível.
Ao contrário das etapas anteriores, na definição da meta atingível, você não precisa responder a perguntas. No entanto, é necessário se debruçar para analisar o cenário da empresa, estudando os pontos fortes e fracos, como a comunicação, o time e a infraestrutura. Além disso, também é importante olhar para o ambiente externo e visualizar as oportunidades no mercado, bem como as ameaças.
Então, se depois de todas essas análises a meta ainda parecer realizável, você pode seguir para a próxima etapa.
R – Relevant ou relevante
A meta que você almeja é realmente importante para a sua empresa?
Essa pergunta pode parecer muito subjetiva, mas faz toda a diferença na hora de você engajar o seu time. Isso porque pode haver um outro objetivo mais relevante para o momento, que talvez você tenha deixado de analisar. Tudo é questão de prioridades e do impacto que a meta trará para a organização.
Ainda seguindo o exemplo do aumento em 10% das vendas, vamos pensar o seguinte: é fato que isso é indispensável para o crescimento sustentável da empresa. Todavia, existe uma infraestrutura capacitada para esse desafio? O mercado está preparado para comprar da sua marca? O momento é oportuno para ir em busca da meta?
Caso a resposta para essas perguntas seja positiva, então você pode considerar que a meta é relevante e trará benefícios para o negócio. Caso contrário, é melhor retornar algumas etapas e definir outra meta, como a contratação de funcionários ou aumento da produtividade.
T – Time based ou temporal
Quando você define uma meta mensurável, se determina também um prazo para a análise do seu progresso. Isso não é à toa. Afinal, qualquer meta traçada, por menor que seja, deve ter um prazo. A falta de clareza no prazo ou limite para realização de um determinado objetivo abre espaço para a procrastinação. Com isso, algo que poderia ser alcançado em 5 meses acaba acontecendo apenas após um ano.
Evidentemente, não significa que ao longo do caminho esse cronograma não vá passar por ajustes. É possível que imprevistos aconteçam e, nestes casos, algumas mudanças sejam necessárias.
Por isso é indispensável ser realista e estabelecer prazos que não prejudiquem a meta ou a motivação da equipe.
Analisando a meta “em até 5 meses, aumentar em 10% as vendas da empresa”, podemos concluir que ela está correta. Afinal, em 5 meses, ela precisa ser concluída. Além disso, ela atende a todos os outros requisitos anteriores, o que a torna uma meta SMART.
Utilize a metodologia SMART para impulsionar seus resultados
Como você pode ver, as metas SMART são fundamentais para você focar em objetivos concretos e realizáveis. Com os exemplos e técnicas que apresentamos aqui, tudo o que você precisa fazer é aplicar nos moldes da sua empresa!
A grande vantagem é que essa metodologia ajuda a coordenar todas as ações da sua equipe. Com informações claras, todos os envolvidos sabem o que precisam e como precisam fazer para chegar onde se deseja.
Gostou das dicas? Então aposte na objetividade das metas SMART!
Aproveite seu tempo de leitura para conferir também 5 estratégias para organizar os processos internos da sua empresa. Para mais informações e artigos como estes, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn