Contabilidade

Networking: estratégias para criar conexões e decolar o seu negócio

Não importa qual é o segmento da sua empresa, a prática de networking traz vários benefícios e vantagens para você.

 

Com um bom relacionamento cultivado com outros profissionais e empresas, você pode impulsionar os resultados da sua empresa ao trazer diversas transformações nos processos internos. 

 

Antes, era muito comum que o networking acontecesse por meio de eventos, congressos, palestras e até happy hours. Agora, além dessas situações, você também pode ter contato com pessoas de todos os lugares do mundo através da internet. 

 

Quer entender o que você precisa fazer para construir um networking eficiente, que traga benefícios para o seu negócio? Então essas dicas são indispensáveis! 

 

4 estratégias infalíveis para criar conexões e decolar o seu negócio

Networking

1 – Seja ativo nas redes sociais

A principal rede social de networking atualmente é o LinkedIn, mas você também pode participar de grupos no Facebook ou criar um perfil profissional no Instagram. O importante é que você deve manter suas redes atualizadas com conteúdo interessante para seus contatos.

 

Mas atenção! Como o foco é ter um perfil profissional, tome cuidado para não compartilhar opiniões polêmicas e muito pessoais. Portanto, priorize sempre os relacionamentos corporativos. 

 

2 – Conecte-se com contatos relevantes

Você só vai tirar proveito do networking se tiver contato com as pessoas certas, que têm os mesmos interesses que os seus. Por isso, mais importante do que a quantidade de conexões, é a qualidade da troca de informações. 

 

Tenha uma rede ativa, mas sem excessos. O ideal é que você tenha contato constante com profissionais relevantes, que compartilhem conteúdo com a mesma linguagem que a sua.

 

3 – Esteja disposto a ajudar os outros

Assim como você está criando networking para obter informações e ideias para impulsionar o seu trabalho, outras pessoas têm o mesmo objetivo. Por isso, compartilhe suas experiências e conhecimentos. Além de você demonstrar preocupação em ser uma pessoa prestativa, ainda vai se posicionar como uma autoridade no assunto.

 

Produza artigos autorais no LinkedIn e responda às dúvidas das conexões nos comentários. Aos poucos, seu perfil será tão relevante que pode até ser indicado para outros profissionais da área, ampliando sua carteira de contatos.

 

4 – Participe de eventos

Crie conexões além das redes sociais, em eventos, workshops e palestras da sua área de atuação. Afinal, a interação acontece pessoalmente e você participa de conversas mais agradáveis, em tempo real. 

 

Você pode iniciar conversas durante as pausas, como o coffee break, ou então na entrada e saída dos eventos. A vantagem é que além de você ficar por dentro das novidades do mercado, ainda vai conhecer os profissionais atuantes nele. 

 

Viu só a importância do networking? Então não deixe de colocar essas dicas em prática.

 

Além disso, sempre que for se comunicar com alguém, tente seguir essas 5 boas práticas:

 

1. Se expresse de forma clara e objetiva, para que as pessoas entendam corretamente as suas intenções;
2. Converse sobre assuntos interessantes, como novidades do mercado ou novos conteúdos da sua área;
3. Convide as pessoas para compartilharem suas opiniões sobre o que você tem a dizer – e saiba ouvir críticas;
4. Não fale mal dos outros e seja honesto com seus contatos, pois ninguém gosta de pessoas interesseiras;
5. Não abandone um diálogo. Sempre que comentar alguma postagem e outra pessoa responder, continue a conversa e demonstre estar disponível.

 

E aí, gostou das dicas e estratégias que trouxemos? Então compartilhe esse conteúdo com suas conexões e comece agora mesmo a alimentar o seu networking!

 

Acompanhe o nosso blog para mais dicas como essa. Estamos também nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *