Contabilidade

Novos consumidores na era digital: Como fidelizar?

Você já deve ter reparado que conquistar novos clientes está se tornando uma tarefa cada vez mais complexa, principalmente com as mudanças tecnológicas e socioeconômicas e com o surgimento dos novos consumidores na era digital.

As transformações influenciaram os hábitos dos clientes, das empresas e do mercado como um todo. A concorrência e o novo perfil de consumidor exigem muita criatividade na elaboração de estratégias de engajamento e fidelização.

O comportamento do consumidor mudou pois o mundo mudou com as novas tecnologias. E quando citamos tecnologia, falamos principalmente das digitais e virtuais, que são os smartphones, tablets e computadores.

Todos estes dispositivos estão conectados à internet, que tem um fluxo constante de informações, anúncios, notícias e diversos conteúdos que chamam a atenção do consumidor de olho na tela.

Se você quer criar táticas eficientes para conquistar esses novos consumidores e ter sucesso, precisa conhecer como a tecnologia impacta o contato deles com o seu negócio.

Mas quais os principais impactos da tecnologia digital na vida do consumidor?

Primeiramente, o modelo de acesso e escolha à informação mudou. Isso significa que o cliente escolhe quais mídias consumir e quais redes sociais deseja estar presente. Além disso, ele tem mais opções de escolher sobre o que comprar e mais mecanismos de busca para avaliar as condições do produto ou serviço.

Consequentemente, o cliente não tem mais uma postura passiva. Agora, ele contribui para o desenvolvimento de novos produtos e meios de comunicação. Deste modo, empresas seguem as tendências de consumo para inovar!

Isto significa que o contato com as novidades do mercado é imprescindível e, se uma empresa não atende às exigências dos consumidores, certamente será passada para trás.

Ademais, o cliente conhece seus direitos e, se forem violados, a imagem de uma marca pode ser manchada na internet.

Dito isso, fica claro que os novos consumidores na era digital são mais conectados às informações e mais imediatistas. Eles querem estar em contato com as marcas e querem reciprocidade.

E como impactar este novo perfil de consumidor?

Saiba exatamente o que o consumidor quer

Para impactar um público com características tão específicas, você precisa inovar! Mas, antes de tudo, precisa conhecer com quem está falando.

Ou seja, saiba qual o perfil do seu público atual e do público que pretende conquistar. Realize uma pesquisa de mercado e entenda o que seu consumidor gosta de ler, ouvir, assistir, fazer e, principalmente, o que está interessado em comprar e o que realmente deseja adquirir.

Quando você sabe quais os comportamentos e as reais necessidades do cliente, tem um panorama de como atendê-lo de uma maneira mais assertiva. Assim, você não apenas atrai o novo consumidor, como soluciona os seus anseios.

Forneça informações de maneira detalhada

Independente do seu serviço, você precisa detalhar as suas características e os seus diferenciais. Quando o consumidor tem conhecimento do que ele pode consumir, a expectativa e a experiência de compra são mais positivas.

E não apenas isso, forneça informações de maneira atrativa! Afinal, diante de diversos produtos, serviços e preços similares, seu público-alvo vai escolher aquele que mais lhe chama a atenção.

Foque no que você tem de diferencial e inovador, como os benefícios de uso, o atendimento personalizado, a praticidade da compra e demais esclarecimentos que façam da sua oferta a melhor entre tantas.

Seja uma empresa omnichannel

Omnichannel é uma estratégia de marketing focada na conexão e na onipresença. Ou seja, é levar a sua empresa a estar presente nos diversos lugares que seu consumidor pode estar.

Personalize o seu atendimento físico e certifique-se de que sua comunicação pelo telefone, por e-mail e por todos os seus canais de atendimento seja agradável. Além disso, desenvolva estratégias de comunicação em todas as redes sociais e adapte sua linguagem de acordo com o ambiente.

E mais: faça com que estas redes se conectem! Leve seu consumidor do Facebook para ler o seu blog, o seu público do Instagram para conhecer sua loja virtual e os leads da internet para conhecerem seu espaço físico.

Apesar da estratégia ter o objetivo de proporcionar uma experiência de compra de sucesso, independentemente do canal em que o cliente teve seu contato inicial, é indispensável que ele conheça os demais canais.

Utilize ferramentas de marketing digital

Sim, ter um site e uma página nas redes sociais é essencial. Mas não se limite a isto: a fidelização dos seus clientes na internet depende da interação com o público.

Produza textos que sejam atrativos ao consumidor, busque engajamento pela conversação nos comentários, sane dúvidas e faça com que o público queira acompanhar suas redes sociais.

Ferramentas de marketing que podem atrair e fidelizar o público são os anúncios nas redes sociais, e-mail marketing e, principalmente, uma boa presença e reputação nas ferramentas de busca.

Isso torna fundamental o acompanhamento das tendências de consumo e até a contratação de uma empresa que atenda com soluções de marketing. Mas é importante que o seu negócio entenda como estas soluções funcionam para conhecer e dominar o perfil do consumidor atual.

Como colocar estas dicas em prática?

Para colocar em prática as estratégias de conquista, engajamento e fidelização dos novos consumidores, você precisa se planejar.

Adapte seu negócio às novas tecnologias e esteja tão informado e conectado quanto o seu público. Após esta preparação e táticas bem alinhadas, aplique as dicas deste post na sua empresa e veja os resultados em suas ações!

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