Contabilidade

Os documentos contábeis mais importantes para uma empresa

Os documentos contábeis de um negócio indicam como estão as condições gerais e performance da empresa, além de serem obrigatórios. 

Existem documentos essenciais para qualquer tipo de organização e é importante mantê-los sempre em dia e à disposição dos gestores e do contador. 

Eles são de extrema importância para a rotina da contabilidade de um negócio e fornecem as informações que você e seu contador precisam para o gerenciamento do empreendimento. Além disso, os dados gerados ajudam a tomar decisões precisas e a manter em dia as condições de sustentabilidade da empresa. 

E o mais importante: é através destes documentos que o contador efetua as obrigações fiscais, financeiras e contábeis. Conheça todos eles agora mesmo.

Conheça os documentos contábeis obrigatórios para o seu negócio 
1 – Notas Fiscais

São as mais importantes e relevantes para o negócio. Afinal, é por meio delas que a contabilidade calcula os impostos devidos no mês. 

As notas fiscais também fornecem informações sobre clientes, vendas, despesas e outros detalhes de um período específico, tendo relação direta com o faturamento da empresa. 

2 – Extratos de Meios de Pagamentos

Neles, constam informações sobre o seu faturamento, utilizadas para calcular os tributos, lucro ou prejuízo do seu negócio. Isso os tornam essenciais para a atividade da contabilidade e para a tomada de decisão em relação à empresa.

Neste caso, os extratos bancários também são importantes. Além de terem a data de pagamento de alguns clientes, também possuem taxas pagas que, geralmente, não acompanham guias, boletos ou demais comprovantes.

3 – Comprovantes de Recolhimento de Tributo

Com eles, a contabilidade pode executar as guias de pagamento dos tributos. 

Em geral, estes comprovantes permitem que o contador levante o saldo de fornecedores, diferentes tipos de despesas a pagar, empréstimos e consiga emitir relatórios detalhados de suas contas. 

4 – Documentos Trabalhistas

Os documentos trabalhistas são os recibos de pagamentos dos empregados, considerando os impostos pagos, folha de pagamento e outros documentos que comprovam as movimentações relacionadas aos colaboradores da empresa. Aqui, inclui-se também as guias contribuições ao INSS, recolhimento do FGTS, férias, 13º salário e demais documentações dos empregados.

Você já sabia dessas informações? Sua empresa está encaminhando corretamente todos estes documentos ao setor de contabilidade? 

Se precisar de ajuda com os documentos contábeis, não hesite em falar com o nosso time. Entre em contato com a Pelanda Contabilidade e otimize a organização do seu negócio!

Nos siga também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *