PDCA e SDCA são duas ferramentas de gestão muito importantes para a otimização da rotina da sua empresa. Se você ainda não ouviu falar delas, precisa conhecer agora mesmo.
Neste artigo, você descobrirá o que é PDCA e SDCA, as diferenças entre eles e qual a importância de usá-los continuamente no seu negócio. Acompanhe a leitura para entender mais.
O que é o Ciclo PDCA?
O ciclo PDCA é um método de análise interna utilizado para a melhoria contínua da organização. Com ele, é possível identificar problemas e gargalos e, assim, implementar ações estratégicas com o objetivo de solucioná-los.
Esse ciclo é dividido em 4 etapas: Plan (Planejamento), Do (Execução), Check (Checagem) e Act (Ação).
A etapa do Planejamento é aquela em que você deve criar um plano de ação de acordo com os objetivos do seu negócio. Pode ser uma melhoria, o lançamento de um novo produto, a expansão para outros estados, entre outras estratégias. Após essa etapa, é preciso colocar o plano em prática. E é aí que entra a fase da Execução!
A terceira etapa é a da Checagem e acompanhamento dos resultados, fundamental para verificar se as metas foram atingidas. No entanto, é preciso ter em mente que a checagem deve ser contínua, para que você monitore com mais precisão os resultados colhidos durante a realização das atividades. Caso você identifique divergências do que se foi esperado, é preciso agir para controlar essas mudanças e corrigir as falhas.
Então, para isso, vem a fase da Ação, com medidas que corrijam as diferenças e otimizem os processos.
Resumidamente, todas essas etapas visam resolver com eficiência os problemas internos para que seu planejamento seja executado com sucesso.
Mas então, qual a diferença do Ciclo PDCA para o Ciclo SDCA? É isso que te explicamos abaixo.
O que é o Ciclo SDCA?
O Ciclo SDCA, por sua vez, é uma técnica que busca manter as operações da empresa funcionando plenamente, para que o problema identificado não retorne mais.
Neste ciclo, no lugar da etapa do Planejamento, vem a etapa do Standardize, que em português significa “Padronizar”. As demais etapas, todavia, são as mesmas que as do Ciclo PDCA. Afinal, depois que as melhorias foram implementadas e os processos foram otimizados, é preciso padronizar a operação!
Com o SDCA, você estabelece instruções e parâmetros para que todos os envolvidos mantenham o nível de qualidade dos processos. Uma dica para o sucesso dessa ferramenta, inclusive, é a criação dos POP’s, os procedimentos operacionais padrão. Esses procedimentos devem ser documentados, com descrições simples, objetivas e práticas do que precisa ser feito para que a tarefa alcance um bom desempenho.
Agora que você entendeu a diferença entre PDCA e SDCA, é hora de aprender como colocar essas ferramentas em prática!
Confira alguns passos para utilizá-los com efetividade na sua empresa:
1 – Defina um objetivo principal;
2 – Estabeleça as atividades e procedimentos essenciais para alcançá-lo;
3 – Acompanhe os resultados através de KPIs;
4 – Caso as metas não estejam sendo alcançadas, identifique a fonte do problema;
5 – Crie um plano de ação para solucionar esse problema;
6 – Implemente os Procedimentos Operacionais Padrão (POP);
7 – Garanta que toda a equipe esteja cumprindo os padrões estabelecidos;
8 – Caso seja necessário, introduza mais ações corretivas.
Com essas estratégias, você vai otimizar o fluxo de trabalho, reduzir os riscos operacionais, aumentar a produtividade e reduzir o retrabalho!
Mas atenção! Lembre-se que a dos métodos PDCA e SDCA demanda tempo e esforço. Não é algo momentâneo, mas sim perpétuo, que você deve incorporar à rotina trabalhista.
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