A incidência de impostos e a carga tributária certamente são uma das principais dificuldades que as empresas brasileiras enfrentam. Esteja a sua empresa enquadrada no regime do Simples Nacional ou do Lucro Real, há uma série de tributos que precisam ser pagos.
Além dos gastos, há também o fato de que a legislação tributária passa por constantes atualizações. Esse segundo ponto pode colocar a sua empresa em riscos desnecessários, principalmente se você não acompanhar as novidades do setor.
Tendo isso em vista, entra em cena a importância do planejamento tributário.
Mas antes de tudo… Você sabe o que ele é e os benefícios que pode trazer para o seu negócio? Então deixa que a gente te explica.
Planejamento tributário: o que é?
O planejamento tributário é uma estratégia que permite a sua empresa se preparar para gerenciar as obrigações fiscais. Em outras palavras, é planejar todos os tributos que você deve pagar, com prazos e valores obrigatórios.
Mas o planejamento tributário vai além disso. É por meio dele, também, que se estudam maneiras lícitas de reduzir a incidência de impostos na empresa. Isso acontece quando um profissional especializado, como um contador, analisa fatores como o ramo de atividade, porte da empresa, capital do negócio e compara com os regimes tributários vigentes, identificando qual é mais vantajoso e compatível com a sua atuação.
Diante disso, já dá pra perceber que quando o planejamento é feito por profissional capacitado, sua empresa obtém muitos benefícios.
Qual a importância e os benefícios desse planejamento?
O principal benefício desse planejamento é que ele permite a redução de custos e o cumprimento da legislação fiscal vigente. Mas, para que isso aconteça, ele deve ser estratégico e, ao mesmo tempo, operacional. Entenda essas duas categorias:
Estratégico
Esse é o primeiro passo para um planejamento tributário de sucesso. É nessa etapa que se faz a análise e a definição do regime de tributação mais vantajoso para o negócio. Desse modo, o gestor tem uma visão dos benefícios fiscais que podem ser aproveitados e pode reduzir a incidência de impostos legalmente – o que chamamos de elisão fiscal.
Ou seja, esse planejamento estratégico permite estudar todas as formas de tributação existentes para otimizar as finanças do negócio. A partir dele, é possível executar o planejamento operacional com eficiência.
Operacional
Apesar de parecer uma etapa mais simples e básica, é através do operacional que a sua empresa fica livre de multas. Como isso acontece? Com o estabelecimento de um calendário fiscal que contemple todas as responsabilidades e obrigações fiscais, garantindo que você as cumpra.
Nesse calendário, precisam estar previstos a emissão de relatórios, a escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos. Em alguns casos, inclusive, é até possível postergar o pagamento dos tributos sem a incidência de multas, dependendo do regime escolhido.
Em suma, ao incluir essas tarefas na sua rotina de trabalho, você antecipa e até evita imprevistos financeiros.
Como fazer o planejamento tributário na minha empresa?
Como você pode ver, ao unir essas duas ações, você não só reduz o recolhimento de impostos na sua empresa como também evita multas por atraso no pagamento. Ou seja: isso significa economia em dobro e estabilidade financeira para o negócio!
Para garantir todas essas vantagens na sua empresa, é imprescindível procurar o suporte de um profissional ou escritório de contabilidade. Ter esse apoio experiente assegura que não haja erros no planejamento e você realmente aproveite os benefícios fiscais.
A boa notícia é que o final do ano é o momento mais recomendado para fazer o seu planejamento. Assim, você já pode dar as boas vindas ao novo ano fiscal com tudo preparado adequadamente.
Conte com a Contabilidade Pelanda para fazer o enquadramento tributário correto para a sua empresa. Nossos profissionais capacitados, éticos e com amplo conhecimento da tributação brasileira estão prontos para te atender da melhor forma possível.
Para solicitar um atendimento especializado, clique aqui.
Com informações de: Conta Azul