Contabilidade

Como fazer um plano de negócios de sucesso

Para os empreendedores de primeira viagem, elaborar o primeiro plano de negócios pode ser uma tarefa desafiadora. Qualquer passo feito sem conhecimento ou planejamento pode resultar em erros, problemas e até custos para o empreendimento.

É por isso que, neste artigo, vamos te ajudar com dicas indispensáveis para elaborar um plano de negócios realmente eficiente. Você vai conferir etapas bem importantes para criar um documento completo, com informações e metas certeiras, que levarão a sua empresa a alcançar o objetivo do negócio.

Ainda não sabe o que um plano de negócios deve contemplar? Fique tranquilo que nós te explicamos:

O plano de negócios é um documento que deve conter todas as estratégias e informações para o futuro da empresa. Nele, devem estar descritos os custos, os serviços, as oportunidades, os riscos, os clientes, fornecedores, concorrentes e demais dados do mercado. Tudo isso contribui para que você saiba exatamente com o que está lidando ao empreender.

Agora que você já sabe o que inserir no seu planejamento, confira 4 dicas para elaborar um plano de negócios de sucesso! 

1 – Conheça seu mercado de atuação

É bem provável que você já tenha definido os produtos e serviços que vai oferecer, certo? Isso é ótimo. Mas, juntamente a essa etapa, você também precisa analisar muito bem o mercado, conhecendo os seus clientes, fornecedores e concorrentes. Afinal, sem esses três elementos, não há como manter o funcionamento da sua empresa.

Por isso, colete cada detalhe desses três públicos. Saiba quem são, o que procuram, o que fazem, onde se encontram e quais as principais dores e oportunidades que eles possuem. As informações, que podem ser coletadas através de questionário, vão desenhar um mapa do mercado em que você irá atuar.

2 – Pense nos recursos financeiros

No mundo dos negócios, tudo envolve dinheiro. É claro que você deseja lucrar com o seu empreendimento. Mas, antes de tudo, certamente terá várias despesas, que a longo prazo serão verdadeiros investimentos. Por isso, você precisa planejar todos os custos iniciais e fixos que o negócio terá durante toda a atividade.

Isso inclui a aquisição de equipamentos e mobiliário, o aluguel do espaço, a contratação e o salário dos funcionários, entre outros fatores financeiros. Além disso, estipule o capital de giro da empresa com o valor que precisa para garantir seu funcionamento da empresa, considerando as despesas, receitas e fluxo de caixa.

3 – Analise as forças e fraquezas do negócio

Você sabe quais são as forças da sua empresa? Seu produto, por exemplo, tem um preço mais atrativo do que os concorrentes? Consegue pensar em algum diferencial que te coloca na frente no mercado?

E as fraquezas? Será que por sua empresa não ser tão conhecida, isso pode ser considerado uma desvantagem?

Essas são apenas algumas perguntas para te fazer refletir sobre as forças e fraquezas do seu negócio. Apesar de parecer irrelevante, essa etapa te faz entender o que melhorar e o que colocar em evidência na hora de se posicionar no mercado, sendo então um ponto muito importante no plano de negócios. 

4 – Faça um planejamento operacional

Após conhecer o mercado, a situação financeira e as vantagens da sua empresa, é hora de definir como você colocará o seu plano em prática. Essa dica final é a mais importante, pois é com ela que você irá executar tudo o que foi pensado para a empresa.

Ou seja, nesse planejamento operacional, ficarão descritas todas as ações de posicionamento e crescimento do seu negócio, desde a localização em que ficará o estabelecimento até as estratégias de divulgação dos serviços.

Não se esqueça de detalhar toda a estrutura da sua empresa, como o número de funcionários, a descrição dos setores, as principais atividades, a capacidade produtiva e a estimativa de produtos ou serviços vendidos todo mês.

É hora de agir!

Com todas essas dicas em mente, você já tem o que precisa para fazer o seu plano de negócios de uma maneira mais assertiva e estratégica. 

Não se esqueça de fazer tudo bem descritivo, sem medo de se debruçar e aprofundar em cada detalhe da empresa. É um processo complexo e demorado, mas que orientará todos os passos que você traçará para chegar ao sucesso empresarial!

Gostou do conteúdo? Então aproveite seu tempo de leitura para conferir os benefícios da contabilidade para as pequenas e médias empresas!

Com informações de: SEBRAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *