SAÚDE MENTAL NO TRABALHO: QUAL É O PAPEL DO RH?
Saúde mental no trabalho: Você sabia que o Brasil é um dos países que possui a população mais ansiosa do mundo? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocupamos essa posição desde 2017.
Quando analisamos o fato de que as pessoas passam a maior parte do dia trabalhando, chegamos à conclusão de que o setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental no equilíbrio entre a saúde e o lado profissional.
Mas qual é o papel do RH neste cenário?
Uma das causas mais comuns ligada ao estresse é a pressão diária em relação às atividades que envolvem os colaboradores, como: cobrança excessiva por parte dos gestores, metas irreais e inalcançáveis, problemas de relacionamento e muitos outros.
O estado psicológico, muitas vezes, é negligenciado ou não recebe a devida atenção das instituições, evite este cenário com a ajuda do RH, sua empresa deve colocar em prática o entendimento de que as pessoas são suscetíveis aos problemas que acontecem diariamente.
Por isso, além de promover ações de saúde mental e física, é preciso repensar os valores e a cultura da empresa e, assim, adotar uma gestão de pessoas mais focadas em relações saudáveis. Com isso, seus colaboradores se sentirão mais confortáveis e comprometidos com a empresa.
Ao entender isso tudo, o setor de Recursos Humanos deve ajudar a empresa na implementação de 4 pilares da gestão de pessoas que são:
1 – Entender a fundo as pessoas do seu time: os feedbacks são ótimos para isso. Eles ajudam para que haja este entendimento e a aproximação da gestão com os colaboradores;
2 – Tornar-se uma instituição parceira do seu time, principalmente nos momentos de dificuldade. Isso porque a proximidade faz com que os colaboradores não tenham medo ou receio de pedir ajuda quando houver algum desafio ou dificuldade;
3 – Ter uma gestão mais humanizada: faz com que as pessoas se sintam acolhidas e tenham o sentimento de pertencimento;
4 – Investir em ações de promoção da saúde mental e física: é sempre uma boa ideia incentivar a importância da saúde no trabalho. Assim, você será um ponto de apoio para que os colaboradores se cuidem mais e evitem riscos futuros;
É de extrema importância que a organização possua um time de RH competente, treinado e muito engajado em como os colaboradores se sentem dentro da empresa, para que essas ações sejam realizadas da forma correta.
Nos siga também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.