Se você deseja abrir uma empresa, certamente sabe que essa é uma jornada com diversos desafios. Mas você também sabe que, no final das contas, vale muito a pena.
Entre tantas obrigações, investimentos e planos, assim como em qualquer atividade na vida, é comum que alguns deslizes sejam cometidos. E apesar de alguns deles servirem de lição e aprendizado, outros podem prejudicar o seu empreendimento.
Por isso, para que você evite esses erros no início da sua empreitada, preparamos esse artigo indispensável. Siga a leitura e conheça os 6 erros mais cometidos pelos empreendedores iniciantes – e dicas para você não praticá-los!
Erros para evitar ao abrir a sua empresa
1 – Não ter um planejamento estratégico
As estatísticas apontam que uma em cada três novas empresas fecham no Brasil antes de completar um ano. E sabe por que isso acontece? Por falta de planejamento.
Então, antes de dar qualquer passo para o início da sua empresa, você precisa se planejar. Afinal, sem um planejamento estratégico, é como se você caminhasse no escuro.
É por meio desse planejamento que você define as ações, metas, prazos e custos para você alcançar seu objetivo principal. Portanto, para evitar esse erro, pegue uma caneta e papel e comece agora mesmo a definir seus serviços, seus fornecedores e concorrentes, seu capital inicial e todas as etapas necessárias para evitar qualquer deslize.
2 – Não buscar conhecimento
É fato que se você vai abrir um negócio, precisa ter conhecimento sobre o que vai oferecer e sobre o mercado que vai atuar. Mas, além disso, você também precisa saber como fazer uma boa gestão empresarial.
Grande parte dos empreendedores acabam comprometendo os processos e estratégias do próprio negócio por falta de conhecimento técnico e por falta de uma boa gestão.
Por isso, estude e se informe sobre o assunto. Procure um curso de administração, leia sobre a área que você estará inserido e nunca pare de se especializar!
3 – Misturar as contas pessoais e empresariais
Essa é provavelmente a falha mais comum entre os empreendedores iniciantes. E também a mais grave.
A mistura das contas bancárias é um grande erro, pois se você utilizar o dinheiro da empresa para pagar despesas próprias, logo colocará a saúde financeira do seu tão sonhado empreendimento em risco.
Para evitar esse erro, faça a separação das duas contas e aumente o controle das finanças do seu negócio. A dica aqui é você fixar um valor para retirada mensal (o chamado pró-labore, que é o seu salário como empresário).
4 – Não formalizar o negócio
Com a pressa para ter resultados, você pode se ver começando a atuar de maneira informal, ou seja, sem um CNPJ. Apesar dessa estratégia te manter isento da incidência de impostos, os riscos de não crescer e enfrentar problemas é bem alto.
Sem formalização, você não consegue fazer a emissão de nota fiscal nem abrir uma conta bancária para pessoa jurídica. Além disso, não conseguirá empréstimos para investir na sua empresa e não terá acesso a benefícios fiscais.
Vale lembrar que um negócio informal passa uma imagem bem menos atraente do que as empresas devidamente regularizadas.
5 – Negligenciar a organização financeira
Além da mistura de finanças citada acima, a falta de uma organização e planejamento financeiro é outro erro que pode colocar em risco o seu negócio. Afinal, logo no início, você vai investir em equipamentos, ferramentas, tecnologias, contratação de funcionários, entre outras questões que envolvem dinheiro.
Com isso, você precisa tomar cuidado para não ficar com saldo negativo. Por isso, todo cuidado é pouco. E, neste caso, quando falamos de cuidado, estamos falando da necessidade de organizar seu orçamento e registrar cada valor movimentado dentro da empresa.
6 – Trabalhar sem um foco
Você sabe aonde quer chegar com o seu negócio? Tem em mente os impactos que deseja causar na vida das pessoas ou as soluções que busca oferecer para o mercado? E quanto ao crescimento, já tem metas de curto e longo prazo?
Se você está empreendendo visando apenas o dinheiro, tome cuidado! Uma empresa com uma missão bem definida tende a trazer muito mais frutos do que uma que só visa lucro.
Por isso, pense no que te difere das outras empresas do seu ramo para abrir o seu negócio com consciência, propósito e foco!
Agora que você já sabe quais erros não cometer, é só trabalhar com atenção e cuidado para evitá-los.
Precisa de uma assessoria e orientação para formalizar o seu empreendimento? Clique aqui e fale com nossos especialistas!
Com informações de: Conta Azul e Sebrae