Contabilidade

Planejamento tributário: saiba o que é e porque sua empresa precisa fazer

O Planejamento Tributário é uma estratégia legal que contribui para a redução da carga fiscal imposta às empresas. Por meio dele, é possível diagnosticar a estrutura financeira de um negócio e escolher a melhor tributação para o mesmo. No entanto, apesar de muito benéfico, esse planejamento é desconhecido e até ignorado por diversas empresas.

O principal benefício do planejamento tributário é justamente a redução de impostos. Afinal, em um país com uma das maiores cargas tributárias, é preciso encontrar meios lícitos e corretos de equilibrar estas cargas para minimizar os custos tributários da empresa.

Quer entender mais sobre o que é o planejamento tributário, quais seus benefícios e como fazer para o seu negócio? Então siga a leitura!

O que é Planejamento Tributário?

O planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa. É por meio dele, também, que se faz um estudo de maneiras legais de reduzir a carga tributária que incide sobre ela.

Uma das formas mais comuns de utilizar o planejamento tributário é aplicando-o no controle e cumprimento de todas as exigências legais. No entanto, quando o planejamento é feito de forma estratégica, as vantagens para a empresa podem aumentar.

Esse planejamento estratégico ocorre quando o gestor conta com a ajuda de um profissional de contabilidade para buscar o enquadramento no regime tributário mais conveniente e benéfico. Esse enquadramento tributário, por sua vez, varia de acordo com o ramo de atividade, porte da empresa, capital, modelo de contratação, entre outros fatores.

Benefícios do Planejamento Tributário

O benefício mais evidente do planejamento tributário é o aproveitamento de incentivos fiscais do regime em que a empresa se enquadra. Todavia, existem diversas outras vantagens. Veja uma lista com as principais:

• Organização dos impostos e recolhimento sempre em dia;

• Possibilidade de postergar o pagamento dos tributos sem a incidência de multas; 

• Redução de custos com multas e juros por atrasos de recolhimento de impostos;

• Evitar autuações de multas pelo Fisco por deixar de pagar algum tributo obrigatório;

• Análise e domínio sobre o impacto dos tributos na lucratividade do negócio;

• Possibilidade de diminuir os valores recolhidos, por meio da análise das regras de cada imposto;

• Aproveitamento de políticas de incentivo, que possibilitam a redução das alíquotas;

• Precificação mais acertada, considerando o real impacto dos impostos sobre a formação dos preços.

Os regimes tributários existentes

Os regimes tributários são um conjunto de normas que estabelece como será a cobrança de impostos para cada tipo de empresa.

No Brasil, os principais regimes de tributação são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Conheça agora como funciona cada um deles.

• Simples Nacional: que unifica e reduz o pagamento de impostos e simplifica as obrigações legais, sendo voltado para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

• Lucro Real: que calcula os impostos com base no lucro líquido real da empresa. Este é um regime obrigatório a quem fatura mais de R$ 78 milhões ao ano.

• Lucro Presumido: que tem recolhimento de alíquotas específicas para cada lucro apurado, sendo calculado sobre um percentual da receita bruta do negócio.

O Simples Nacional é o formato mais escolhido por negócios de pequeno porte, justamente por sua facilidade de uso e apuração. Além disso, também são grandes os benefícios tributários frente aos outros regimes.

Entretanto, o Lucro Real e o Lucro Presumido também tem suas vantagens, especialmente quando escolhidos por empresas de maior porte. É por isso que o estudo e o enquadramento dos regimes deve ser feito com cautela e sabedoria, para evitar uma escolha equivocada e pouco benéfica.

Como fazer um Planejamento Tributário para o meu negócio?

Se você chegou ao final da leitura e entendeu como o planejamento tributário é importante para uma organização, então é hora de saber como colocar em prática.

A boa notícia é que o final do ano é o momento mais recomendado para fazer o seu planejamento. Assim, você já pode dar as boas vindas ao novo ano fiscal com tudo preparado adequadamente.

E como fazer isso? Contando com o suporte de um profissional da área da contabilidade! Ao ter esse especialista ao seu lado, vocês podem alinhar objetivos, analisar benefícios e fazer todo o enquadramento com base nos termos da lei.

Para que você tenha o enquadramento tributário correto, a Contabilidade Pelanda está à disposição. Possuímos uma equipe de profissionais capacitados, éticos e responsáveis, com amplo conhecimento sobre a tributação brasileira.

Ficou interessado? Clique aqui para entrar em contato.

Aproveite o seu tempo de leitura para conhecer a importância da contabilidade para os profissionais liberais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *